O Museu Casa de Rondon, localizado próximo ao parque ecológico municipal, está em fase final de restauração, após mais de duas décadas fechado. A obra está 75% concluída e já tem calçadas, recuperação do assoalho, pintura, telhas e paredes, bem como construção de área administrativa, bancos e outros serviços em fase adiantada de construção.
O projeto envolve pavimentação de 2.082 m² em bloquetes, subestação de energia, equipamentos de acessibilidade, alambrado de proteção, bicicletário, portão de acesso, estacionamento para carros e motos, painel de identificação na fachada, aplicação de grama em 283 m², plantio de pelo menos 20 árvores nativas, implantação de oito bancos de concreto e diversas lixeiras, bem como recuperação dos mastros metálicos.
Na entrada está prevista uma foto ampliada do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, engenheiro militar e sertanista brasileiro, famoso por sua exploração do Mato Grosso e da Bacia Amazônica Ocidental e por seu apoio vitalício às populações indígenas brasileiras. O estado de Rondônia recebeu esse nome em sua homenagem.

O projeto é executado por empresa vilhenense com recursos do governo do Estado e envolve várias benfeitorias, avaliadas em mais de R$ 500 mil. A previsão de conclusão da obra é dia 15 de dezembro.
