NADA DE FOGO: Em visita ao Vilhena Notícias secretário do Meio Ambiente fala sobre conscientização no período de seca 

480

Com a proximidade do fim do período chuvoso em Vilhena uma nova preocupação literalmente paira sobre autoridades do município. São as queimadas, que repetidamente sejam elas na zona rural ou urbana da cidade, acontecem anualmente.

À frente da pasta há quatro meses, o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Rafael Maziero, mostrou preocupação com a conscientização da população em relação àquilo que ele chamou de “arcaico”, referindo-se a limpeza de terrenos ateando fogo.

Maziero esteve na redação do Vilhena Notícias essa tarde, terça-feira, 20 de abril e falou sobre a atuação da SEMMA numa campanha que engloba além da pasta comandada por ele, Ministério Público, Sedam, Defensoria Pública, Bombeiros e Polícia Ambiental. “São seis instituições envolvidas em algo que depende da conscientização da população. Fica o nosso alerta para que os cuidados sejam redobrados, por que sabemos que acidentes também acontecem, mas deixamos ainda a campanha de conscientização. Já estamos todos com os pulmões comprometidos devido a pandemia, gerar fumaça que pairará sobre a cidade toda é até algo criminoso”, declarou Maziero.

A Lei municipal 5.038/2019, versa sobre as punições para quem ateia fogo e prevê multa para quem deixar o terreno sujo ou com mato suficiente para o fogo consumir. O secretário esclareceu que, além do proprietário do imóvel onde o fogo foi identificado como inicial, os proprietários vizinhos que estiverem com seus terrenos sujos e alastrarem a queimada, também pagarão multa. “É preciso deixar claro que essa é uma Lei do Município. E que me parece sensata. Por isso tivemos a conscientização da limpeza e agora a de não colocar fogo. Existem empresas especializadas na cidade que fazem a limpeza de terrenos e existe o sistema de descarte correto através dessas empresas.”

O secretário deixou informes de publicações (veja abaixo) com número para denúncia e também com mensagens de conscientização.