A coleta de lixo já passou por momentos difíceis em Vilhena e mesmo agora, quando a situação parece se regularizar, aparecem pequenos problemas que deixam a população insatisfeita. O site Vilhena Notícias recebeu reclamações dos moradores do bairro Cidade Verde 1, nesta sexta-feira, 8 de setembro, sobre o método que a empresa contratada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) tem usado para realizar a coleta dos lixos no município.
A coleta vem sendo feita da seguinte maneira, a empresa passa com uma equipe para pegar os lixos das lixeira e os colocar na beira da rua, depois o caminhão passa, faz a coleta e leva para o aterro sanitário. Enquanto o caminhões se deslocam para o aterro, outro retorna para o município. Alguns moradores não aprovaram o método.
“Eles passam de madrugada, descem os lixos das lixeiras, aqueles cachorros de rua vem e rasgam as sacolas e espalham todo o lixo pela rua. Depois vem os lixeiros e catam somente aquilo que restou nas sacolas, o restante do lixo fica na rua”, relatou um morador que afirma ainda que a taxa de lixo é cara para ter que juntar o lixo duas vezes.
Segundo o diretor da autarquia, Arijoan Cavalcante, este método é usado em vários municípios do país e é aprovado pelo Ministério Público.
“Essa forma de fazer a coleta, é a forma que a gente encontrou para ser mais ágil, e não é utilizada só no município de Vilhena, é utilizada em muitos municípios brasileiros. A questão da coleta de lixo já tem um custo muito alto, com a coleta e a destinação. Fazendo este trabalho de baixar o lixo para que depois a coleta seja feita, é uma forma mais ágil. Se não, a empresa vai gastar muito mais tempo e isso oneraria mais o SAAE, porque a gente teria que contratar mais caminhões. É uma forma que temos também o poio do Ministério Público”, explicou Arijoan.
O diretor afirmou também que cobra a empresa, para que esse período em que o lixo ficará no chão seja o menor possível, cerca de meia hora, uma hora, para não causar transtornos à população.
Coleta duas vezes por semana
Outra reclamação é a quantidade de vezes em que é feita a coleta de lixo durante a semana. Os moradores afirmam que não está sendo realizada duas vezes, como é informado no site do SAAE.
“No site do SAAE falam que é duas vezes por semana, mentira. Estão fazendo uma vez na semana, a gente joga restos de alimentos no lixo também, afinal não pode jogar na rua, e está virando um mal cheiro terrível”, disse outro morador.
Arijoan ressalta que a coleta tem que ser realizada duas vezes por semana, se estiver ocorrendo algum problema, a autarquia deve ser comunicada.
“A gente está acompanhando a empresa e está fiscalizando. Se em algum local a pessoa perceber que não foi coletada, ela tem que vir ao SAAE e passar o endereço para que a gente possa verificar o que está acontecendo”, disse.
Site do SAAE
O diretor informou que, por causa dos estragos causados pela chuva do dia 30 de agosto, o servidor de informática do SAAE ficará desligado quando a autarquia não estiver atendendo, até que o telhado do prédio seja consertado. Vários equipamentos estão no conserto e outros tiveram que ser trocados.
“A gente está viabilizando para consertar o telhado, após o conserto do telhado, com a segurança de que não vai molhar, nós vamos deixar ligado nos feriados e finais de semana”, relatou Arijoan.


FONTE: Vilhena Notícias