Mometo Pet: Conheça mais sobre os cães sem raça definida

2445

O cão SRD (sem raça definida), também conhecido como “vira-lata” já conquistou o coração e os lares de muitos brasileiros. Os cachorros SRD nascem do cruzamento de duas raças (esses são os que podem apresentar algumas características de uma das raças) e outros que são uma grande mistura de raças!

Por muito tempo, os famosos “vira-latas” foram rejeitados pelo sociedade, mas essa realidade mudou e hoje em dia são muito amados. Os SRD também ganharam espaço na mídia, ilustrando propagandas e representando várias marcas.

 

ORIGEM

O cão SRD não tem uma origem definida por ser fruto de várias raças e por muito tempo foi considerado pelo sociedade como cachorros de rua. O termo “vira-lata” era usado de forma pejorativa, dando a entender que esses cães eram menos especiais do que os com raças definidas. Mas eles conquistaram seu espaço e hoje em dia, os SRD são os queridinhos do Brasil!

 

COMPORTAMENTO

Por ser fruto do cruzamento de duas ou mais raças, os SRD não tem um comportamento padronizado, se tornando mais difícil prever qual será o comportamento do cão. Mas geralmente são animais dóceis, carinhosos e territorialistas. São cães parceiros e fiéis aos seus tutores.

 

SAÚDE

Muitas pessoas acreditam que os cães SRD tem o organismo mais resistente do que cães de raça. Isso é mito! Como todos os cães, eles também precisam de cuidados

básicos para se manterem saudáveis, como uma alimentação adequada, carteira de vacinas em dia e visita periódica ao veterinário. Cada cão SRD tem uma necessidade diferente, como a pelagem por exemplo, se o pelos forem grandes, mantê-los limpos, desembaraçados e aparados. Tem dobrinhas pelo corpo? É preciso limpar entre as dobrinhas e mantê-las sempre sequinhas!

Barão, como é chamado carinhosamente por sua cuidadora, foi resgatado na BR-364 após ser atropelado e perder o movimeto das pernas traseiras. Ele ganhou uma “cadeira de rodas” e agora consegue correr e brincar com seus amiguinhos.

INTELIGÊNCIA

Os cães SRD também podem ser adestrados e muito obedientes quando ensinados. Um fator importante é a forma como o cão é criando pelo seu tutor e isso podem influenciar muito no seu comportamento e temperamento. Eles também adoram brinquedos e petiscos, que podem ser seu aliado na hora de educar seu cãozinho. São muito inteligentes e tem facilidade em aprender em qualquer fase de sua vida.

ADOÇÃO

Nos abrigos de animais resgatados das ruas, a maioria é SRD. Muitos deles possuem alguma limitação, deficiência e idade avançada. Por isso, quando for adotar um cão, procure pelos que estão em abrigos ou sob os cuidados de protetores. Não exclua os que possuem deficiência e já estão idosos. Todos eles estão à espera de um lar com muito amor e carinho!

Há aproximadamente um ano, o grupo Mutirão das Protetoras em Vilhena, resgatam animais em situação de rua. Após receberem todos os cuidados necessários, esses animais são colocados para a adoção responsável.

O grupo realiza bazares de roupas e calçados para poder custear os tratamentos e alimentação dos pets. Toda ajuda é bem vinda e quem tiver interesse em ajudar, ou adotar um dos cãezinhos, pode entrar em contato através dos seguintes telefones:

(69) 9 8467-8964 – SANDRA  (69) 9 8422-2887 – VANESSA ♥ 

(69) 9 – 8446-3570 – DIRCE  (69) 9 – 8419 – 8222 – MARGARIDA