Médica veterinária dá dicas para proteger cães do barulho dos fogos na virada de ano

Os cães possuem a audição mais sensível que os humanos.

198

Para dar as boas vindas ao ano que se inicia é tradição realizar a queima de fogos na virada de ano. Porém, a comemoração que clareia e colore o céu por alguns minutos traz junto com as cores um grande barulho que deixa principalmente os cães muito assustados.

A médica veterinária Fabiane Tietz contou ao Vilhena Notícias que isso acontece por conta da audição sensível desses animais. “Eles escutam muito mais que o ser humano. Para se ter uma ideia, os cães escutam o barulho que o controle remoto da TV faz, coisas que a gente não ouve”, explicou.

Por conta do barulho os cães podem ter dor de ouvido e desesperados fugir de casa, correndo o risco de ser atropelados na rua. Alguns animais com problemas cardíacos podem até sofrer um infarto.

Com uma cachorra da raça dálmata de 1 ano e 8 meses em casa, a estudante Inara Cerezoli diz que se preocupa muito quando não está perto para acalma-la.

“Eu costumo conversar com ela, demonstrar apoio para que ela se acalme e se sinta mais segura, mas o que me preocupa é quando não posso estar com ela, já que a raça se agita facilmente”, disse Inara.

Fabiane explica que o ideal é colocar os animais onde se sintam seguros e o mais longe possível do barulho. “Abraçar eles na hora, se quiserem entrar dentro de casa o certo e deixar. Dar conforto e abriga-los do barulho”.

Inara se preocupa quando não pode estar perto de sua cachorra para acalma-la.

 

FONTE: Vilhena Notícias