Mais de 70% dos vilhenenses não possuem reservatórios de água, diz SAAE

Com quedas de energia, SAAE orienta população a obter reservatórios para evitar falta de água

1105

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados, aconselha a população vilhenense para a instalação de reservatórios de água em suas residências para solucionar eventuais problemas relacionados ao fornecimento d’água.

Com a aquisição e instalação da caixa d’água, o usuário vai prevenir e garantir reserva suficiente para abastecer, em tempos de crise, decorrência de alguma manutenção do sistema ou queda de energia, o abastecimento de sua casa. De acordo com a legislação brasileira, toda construção deve conter um reservatório de água.

Em levantamento feito pelo SAAE, mais de 70 % dos usuários não possuem reservatórios em casa, e quando se faz necessário interromper o abastecimento para fazer uma manutenção, logo os munícipes sente os efeitos da falta de água.

O SAAE ainda aconselha a população a adquirirem reservatórios de água conforme a necessidade de cada família, pois com as frequentes quedas de energia e desligamentos programados pela fornecedora de energia elétrica durante o período de chuvas, consequentemente são desligadas as bombas dos 38 poços semi artesianos que fornecem água para a rede.

Além da prevenção, tem a preocupação ambiental, pois de acordo com a diretora do Departamento de Projetos, Sueli Magalhães, o SAAE não tem eficiência energética justamente por causa do consumo exagerado e falta de caixas d’águas nas casas.

“Hoje, se toda população vilhenense tivesse caixas d’águas em suas casas, poderíamos programar nossas bombas para trabalharem menos. Tem períodos que as bombas funcionam mais de 20 horas por dia para atender a demanda dos munícipes. É um desperdício alarmante, pois distribuímos água para abastecer três vezes a população de Vilhena”, finalizou Sueli Magalhães.

Por outro lado, a autarquia já está com o Projeto de Ampliação e Readequação do Sistema de Abastecimento de Água em fase final de aprovação para liberação do recurso, que vai sanar o problema do consumo exagerado e a falta d’água.

 

Fonte: SAAE