Há anos autoridades lutam para resgatar e manter viva a história de Vilhena, através da revitalização do Museu Casa de Rondon. O impasse se arrasta há anos e parece não ter fim, e de acordo com uma manifestação pública por parte do Superintendente de Turismo do Estado/Rondônia (SETUR), Júlio Olivar, o caso pode ir parar nos tribunais.
No comunicado feito no domingo, 4, Olivar diz que uma das medidas a serem tomadas nesta semana será “acionar o Ministério da Defesa, na Justiça, diante da ‘enrolação’ para permitir a revitalização do museu”. A área onde está construída a Casa foi transferida para a Aeronáutica em 2005, e em 2012 o museu foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Neste período houve mudanças na jurisdição do espaço, e para que as administrações, Municipal e Estadual, revitalizem a área, é necessária uma autorização da União. Segundo a administração municipal, esta em curso um processo de doação do terreno da Casa para a prefeitura, e isso tornaria menos burocráticos os processos de manutenção do museu.
Ainda no comunicado, Júlio Olivar cita que irá “pedir uma liminar para garantir a execução da obra, com base nas orientações do Iphan e com recursos financeiros [do Ministério do Turismo] já empenhados”. O superintendente diz que não irá “admitir autoritarismo e má vontade de quem sequer conhece RONDÔNIA” e sua história.
Fechado há 17 anos, o imóvel foi inaugurado em 1911 por Marechal Rodon, e serviu como Estação telegráfica até meados da década de 1960. À época, o então governo brasileiro tinha “preocupação com a região oeste do Brasil, muito isolada dos grandes centros e em regiões de fronteira. Assim decidiu melhorar as comunicações construindo linhas telegráficas para o Centro-Oeste”.
VISITA RECENTE
Em 30 de janeiro deste ano, Júlio Olivar esteve no museu acompanhado de gestores e técnicos da prefeitura municipal de Vilhena e Governo do Estado, com o objetivo de futuramente reabrir o espaço para visitação.

Casa serviu como Estação telegráfica até a década de 60.

Em janeiro, o Superintendente Júlior Olivar (Foto) esteve em Vilhena e comunicou que os recursos para revitalização do museu estão liberados.

FONTE: Vilhena Notícias