Nascia há 74 anos o Território Federal do Guaporé, denominação antiga do hoje estado de Rondônia.
A dada marca o surgimento em 13 de setembro de 1943 do novo território a partir do desmembramento de parte do Amazonas e do Mato Grosso através do Decreto nº 5812, do então presidente Getúlio Vargas, que estabeleceu novos limites fronteiriços. O nome antigo era uma referência ao Rio Guaporé, que divide o Brasil da Bolívia.
A consolidação do novo território se deu quando da visita de Vargas a Porto Velho em 11 de outubro de 1940. Getúlio Vargas foi o primeiro presidente a visitar a Porto Velho e veio para ficar apenas três horas e inaugurar algumas obras: Bairro Caiarí, Vila Erse, Agencia dos Correios e a usina de eletricidade. Decidiu ficar aqui durante três dias, sendo assim, o presidente que permaneceu maior tempo na cidade.
Com a assinatura do decreto Aluízio Ferreira foi nomeado em 1º de novembro de 1943 para governador até 7 de fevereiro de 1946 o Território Federal do Guaporé, se tornando o primeiro governador da história. Aluízio ainda marcou história ao se tornar o primeiro deputado federal eleito no Território Federal do Guaporé nas eleições de 1946.
Já em 1956 a Lei Ordinária nº 2731, de 17 de fevereiro daquele ano, muda a denominação do Território Federal do Guaporé para Território Federal de Rondônia, em homenagem ao sertanista Marechal Cândido Rondon (1865-1958).


FONTE: Com informações do Acervo Esron Meneses