Governo de Rondônia prepara novo decreto com regras mais rígidas para combater 2ª onda de covid-19

Marcos Rocha (sem partido) deve publicar documento até o início desta madrugada de sábado

6136
Foto: Frank Néry

Membros do Governo do Estado de Rondônia já confirmaram que o governador Marcos Rocha (sem partido) deve publicar até o início desta madrugada de sábado novo decreto estabelecendo pelo prazo de dez dias isolamento social restritivo. Em que pese o fato de não haver, até então, detalhes acerca do conteúdo do documento governamental, sabe-se que a medida irá regulamentar a movimentação das pessoas.

Na prática, a ideia é reduzir a circulação e permanência de pessoas tanto nas ruas quanto nos comércios. Há dias que membros do alto escalão do Governo do Estado vêm se reunindo com prefeitos, empresários, entidades de classe e membros da sociedade civil para debater os detalhes deste novo decreto.

Diferentemente do que vem sendo disseminado pelas redes sociais, a medida não é um lockdown, mas um recurso que visa a redução e aglomeração de pessoas a fim de reduzir o número de infectados, que vem crescendo exponencialmente no estado. Na tarde desta sexta-feira, 15, o secretário de saúde, Fernando Máximo, confirmou em coletiva de imprensa na capital que o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis está chegando ao final.

O Estado espera com essa medida aumentar a disponibilidade de leitos (com a consequente redução do número de infectados) de UTI e assim garantir atendimento à população.