Estudantes da área rural ficam sem aulas por falta de transporte escolar em Vilhena

O problema é recorrente e compromete o aprendizado do alunado rural, dizem pais de alunos.

2804

Há mais de uma semana crianças e adolescentes que residem na Linha 135 em Vilhena estão sem frequentar aulas por falta de ônibus. Sem outras alternativas, a agricultora Eliane Pereira, mãe de duas crianças em idade escolar entrou em contato com o Vilhena Notícias para expor o caso. Ela conta que procurou a secretaria municipal de Educação na segunda-feira (17) e lá foi informada que não há previsão para que os ônibus voltem a circular na linha.

Eliane diz que o problema é recorrente e compromete o aprendizado do alunado rural.

Os transtornos e a precariedade do transporte escolar ofertado pelo Município aos estudantes daquela localidade se arrastam por anos e, o que era difícil ficou ainda pior. No último dia 10 de setembro a Prefeitura e a Vilhena Serviços Comércio e Transporte, empresa que fazia o transporte dos alunos da 135, anunciaram a rescisão de contrato de prestação de serviços. A Semed explicou que a companhia “não conseguiu assegurar a prestação de serviço conforme os padrões exigidos”, e a anulação de contrato “foi necessária para solucionar um problema que se arrastava há anos e que colocava a segurança das crianças em risco.”

Outras duas localidades rurais, o Setor Pioneiro e a Linha Gripa 140 também estariam sem transporte.

 

Prefeitura aguarda laudos para formalizar rescisão contratual

Ao Vilhena Notícias a prefeitura disse que a nova empresa que irá fazer o transporte dos alunos só pode começar a operar depois que o contrato com a Vilhena Serviços Comércio for formalmente desfeito, o que ainda não aconteceu.

“A empresa [Vilhena Serviços Comércio e Transporte] precisa ser paga pelos serviços para o distrato acontecer formalmente. As auditorias do serviço precisam, no entanto, emitir laudos do que foi constatado para isso acontecer também, e é nessa fase que está. Demorou mais do que a Semed esperava, mas a empresa que deverá assumir a responsabilidade já está pronta para cobrir as linhas, esperando a liberação dessas questões, que devem acontecer a qualquer momento nos próximos dias”.

A Semed garante que o ano letivo dos alunos não será prejudicado: “os alunos terão as aulas repostas e a Secretaria de Educação está conversando com os professores, pais e alunos a melhor forma de fazer isso”.

 

Leia também
Vistoria reprova 13 ônibus do transporte escolar de crianças em Vilhena