Especialista alerta sobre consequências da exposição e ensina a cuidar pele para enfrentar o verão de Rondônia

333

Os dias mais frios em Vilhena com certeza já ficaram para trás esse ano. O acontecimento inusitado de marcar 9 graus de temperatura em agosto é esperado apenas para 2021. Enquanto a sensação de Alaska fica no passado e o termômetro vai indicando um clima cada vez mais quente, principalmente com a aproximação do verão, especialistas já se preocupam com os riscos que a exposição solar traz para a pele.

Durante essa estação, as pessoas costumam tomar mais sol, seja por vontade de se bronzear ou mesmo necessidade de trabalhar ao ar livre nos horários considerados mais perigosos. Especialmente no verão, que os termômetros costumam marcar entre 30 e 35°C em Rondônia, é preciso reforçar os cuidados.

Mas com a temperatura elevada, como cuidar bem da pele?

Para a redatora do Saudável&Forte, Angélica Collado, formada em medicina, a solução é bastante simples e negligenciada por grande parte da população. “É indispensável o uso diário do protetor solar. Mesmo em dias nublados, chuvosos e mais amenos. Os raios ultravioletas agridem a pele mesmo sem o sol aparecer”, explica.

De acordo com Collado, a exposição solar é segura, e mesmo necessária, até às 10 horas da manhã e após as 16 horas. Tomar sol nos horários é importante, pois auxilia na absorção de vitamina D. Porém, entre esses horários, essa exposição deveria ser evitada ao máximo.

De qualquer forma, aqueles que precisam se expor por conta do trabalho, devem contar com proteção extra. “Nesses casos as pessoas podem usar uma roupa de manga longa com proteção ultravioleta, usar chapéu e óculos escuro”, aconselha.

O maior risco de tomar sol fora dos horários recomendados com frequência é o câncer de pele. Mas essa não é a única preocupação de médicos especialistas. O sol ainda causa manchas na pele, alergia, acne, envelhecimento precoce e pode até mesmo prejudicar a visão, por esse motivo é importante usar óculos e boné nos horários mais quentes.

Além de cuidar com o horário de exposição e fazer uso do protetor solar de pelo menos FPS 30, Angélica lista medidas que podem auxiliar no cuidado com a pele durante esse período:

  • Beber pelo menos 2 litros de água por dia para manter a hidratação do corpo e funcionamento de todos os órgãos;
  • Passar hidratante sempre após o banho;
  • Evitar o uso de água muito quente;
  • Fazer uso de roupas e acessórios de proteção.

Por fim, vale lembrar que cada tipo de pele precisa de um protetor específico. Adultos de pele morena e negra podem investir em protetor solar de FPS 30. Já crianças e adultos de pele clara precisam de um protetor de pelo menos FPS 50. Além disso, em todos os casos ele deve ser reaplicado a cada 2 horas de exposição.

“Com esses cuidados diários é possível aproveitar o verão de forma segura”, finaliza Collado.