“É de uma habilidade, mais do que intrigante, chega ser surpreendente” declara vereador Dhonatan Pagani (PSDB) após votação da CPI, em que teve sete votos contra quatro votos a favor e uma ausência.
A ausência na votação se trata do vereador Ademir Alves (DEM), que optou por retirar na noite anterior da votação a sua assinatura a favor do requerimento.
Na ausência do colega parlamentar, o vereador Pedrinho Sanches (AVANTE) argumentou que, segundo Ademir até a noite anterior não haviam provas que prometeram que iriam ser apresentadas a favor da CPI, por esse motivo foi feita a retirada da assinatura.
Contra este argumento, Samir Ali (PSDB) dispara “para abrir uma CPI não é necessário prova concreta, por esse motivo a CPI, para que seja investigado”.
“A decisão ao apoiar a abertura de uma CPI é porque quando eu encaminhei um requerimento negaram, agora esta semana vai ser protocolado na justiça um pedido dos vereadores solicitando judicialmente que o executivo responda informações.” diz Dhonatan Pagani (PSDB).
O vereador Pagani, durante a sessão alegou a dificuldade no acesso às informações para que aconteça as fiscalizações, “se apenas para uma ata, existe tamanho esforço para requisitar essas informações, necessita ser via judicialmente, aprovar requerimento, aprovar pedido de judicialização, ter que protocolar, imagina se houver algo que seja incriminador, se uma ata não foi encaminhada, vocês acreditam que se tiver algo que incrimine será encaminhado através de requerimento?”
“temos documentos do conselho municipal de saúde, relatórios, folha de pagamento, as licitações, mas a barreira é grande. Ou vocês acham que quando vamos investigar as provas vem por oficio, e para isso é a CPI”
Segundo Pagani, servidores da saúde o procuraram sendo a favor da CPI, ele declarou que nas próximas vezes que isso acontecer, irá direcionar esses servidores a procurarem a todos os vereadores não somente a ele, para que assim todos fiquem cientes.
Após a votação, em entrevista o vereador Samir Ali (PSDB) disse “a retirada da assinatura do vereador Ademir nos dificultou, vamos continuar buscando fiscalizar, é óbvio que a CPI nos daria mais instrumento, facilitaria a fiscalização em saber se dinheiro está bem empregado, mas vamos buscar agora dentro das nossas possibilidades”.