Diminui a vantagem do candidato Eduardo Japonês sobre a ex-prefeita Rosani Donadon, mostra IHPEC

A vantagem de Japonês sobre Rosani chegou a ser dezesseis pontos percentuais. Agora, é de 12,2 pontos percentuais.

8904
A vantagem de Japonês sobre Rosani chegou a ser dezesseis pontos percentuais

Pesquisa divulgada nessa sexta-feira, 23 de outubro, pelo Instituto Haverroth de Política, Estatística e Comunicação (IHPEC) mostra que a vantagem de Eduardo Japonês (PV) sobre Rosani Donadon (PSC) diminuiu.

A vantagem de Japonês sobre Rosani chegou a ser de dezesseis pontos percentuais. Agora, é de 12,2 pontos percentuais. (Veja os números.)

Conforme o levantamento do IHPEC, Eduardo Japonês está com 41,4% da preferência dos eleitores.

A segunda colocada é ex-prefeita Rosani Donadon que aparece com 29,2%. Ela se apresenta como a principal concorrente do atual prefeito desde a primeira pesquisa do IHPEC, para o pleito de 2020.

Rildo Flores (Podemos) está com 12,9% e permanece em terceiro lugar, o que pode demonstrar que a decisão deve ficar entre os dois primeiros colocados, segundo o instituto, mantendo a polarização histórica das eleições no município.

Na quarta colocação está Paulinho da Argamazon (Republicanos), com 5,0%. Em seguida vem Miguel Câmara (PSB), com 2,4%. E os que não souberam ou não responderam somaram 9,1%.

Evolução dos candidatos

O IHPEC ouviu 595 eleitores no município, nos dias 19 e 20 de outubro, com sondagem estimulada, que é quando se apresenta as opções de nomes dos candidatos aos entrevistados.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número RO-07732/2020. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. E o intervalo de confiança da pesquisa é de 95%, significando que se a eleição fosse hoje, teria 95% de chances de acerto de seu resultado.

É importante frisar que cada instituto de pesquisa tem seus resultados e amostras diferenciadas, um dos outros.