Dicas para os vilhenenses que querem começar suas lives na internet

336

Se as lives na internet já eram moda antes da pandemia do coronavírus, agora se transformaram em uma verdadeira febre! Claro que você, vilhenense, também pode fazer as suas transmissões ao vivo na internet.

Mais de 85 milhões de brasileiros assistiram a lives na internet nos últimos meses. O público continua disponível, curioso para ver o que pessoas têm a dizer sobre os mais variados assuntos.

Mas para fazer lives realmente interessantes, é preciso seguir algumas dicas! Você pode escolher o conteúdo que quiser, só que a imagem e o som devem ser de qualidade, bem como a conexão.

Conversamos com alguns especialistas e separamos dicas que te ajudam a fazer sucesso com as suas primeiras lives:

1. Tenha um foco

Suas lives são para cantar e apresentar seus talentos musicais? São para mostrar sua vida, sua família ou seu dia a dia? São para se divertir com games ou outros tipos de jogos? Ou são para discutir temas específicos que você domina?

De toda forma, o que importa é ter um foco: As pessoas voltarão a te assistir se souberem o que esperar de sua live. Atingir nichos específicos também se tornará mais fácil.

2. Invista na conexão com a internet

Transmissões ao vivo pedem por uma conexão de qualidade com a internet. Ela precisa segurar constantemente o seu envio de vídeo e de áudio sem quedas e sem falhas, bem como toda a relação com o servidor que será usado.

Escolha um provedor de confiança e um plano que seja suficiente para quem fazer lives.

E não se esqueça de pagar as contas em dia! Recentemente, a suspensão dos serviços de internet para inadimplentes foi autorizada em Rondônia.

3. Use um servidor apropriado

Para jogar conversa fora ou até mostrar suas músicas e demais talentos, servidores simples como YouTube e Facebook podem ser suficientes. Porém, quem deseja fazer lives no ramo dos games ou com outros requerimentos visuais precisa buscar por opções mais robustas.

O Twitch é um dos principais servidores para lives e pode ajudar nos casos de maior exigência visual. A própria Steam tem um canal excelente, mas capaz de gerar menos alcance.

4. Tenha o hardware necessário

Não adianta a sua conexão com a internet ser boa se o seu aparelho não consegue transmitir a sua live com qualidade! Uma boa câmera e um microfone de alto nível são os primeiros passos para que seu público te veja e te ouça sem interrupções.

Para as lives de jogos, a situação é um pouco mais complicada. Nesses casos, a placa de captura permite rodar o game, além de também transmitir a sessão no tempo perfeito e sem os famosos “lags”, bem como a exibição de seu rosto e de sua voz.

Seguindo cada uma dessas dicas, você poderá fazer com que os quase 100 milhões de brasileiros que assistem a lives também sejam audiência de um vilhenense!