Conta de energia fica mais cara em Rondônia após decisão da Aneel

112

Os moradores de Rondônia começarão a pagar mais caro pela energia elétrica a partir do dia 13 de dezembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o novo ajuste tarifário para o estado, com aumento de 14,64% para consumidores residenciais e reajuste de 18,49% para estabelecimentos comerciais e indústrias.

A decisão foi tomada na terça-feira (9) e prevê impacto direto no orçamento das famílias e também nos custos operacionais de empresas que dependem diretamente da energia elétrica.

De acordo com a Aneel, o novo valor das tarifas reflete o aumento nas despesas relacionadas à geração, transporte e distribuição da eletricidade, além da elevação dos encargos que financiam programas e políticas públicas do setor elétrico. Compensações financeiras de períodos anteriores também foram consideradas no cálculo.

Entenda como é definido o aumento na tarifa

A atualização do valor da conta de luz ocorre anualmente e segue regras previstas nos contratos das concessionárias responsáveis pela distribuição de energia. O processo pode acontecer de duas formas:

Revisão Tarifária

Realizada em ciclos que variam entre quatro e cinco anos, avalia toda a estrutura de custos das distribuidoras, estabelece novos parâmetros de qualidade dos serviços e define índices de eficiência operacional chamados de Fator X.

Reajuste Anual

Aplicado nos anos em que não há revisão geral, este mecanismo atualiza os valores com base em indicadores de inflação, também considerando fatores que refletem ganhos de produtividade da empresa responsável pelo fornecimento.

Em qualquer um dos dois modelos, despesas relacionadas à compra de energia, transmissão, tributos e encargos obrigatórios são incorporadas integralmente à fatura final paga pelo consumidor.