Clínica Medic Mais realiza palestra de orientação sobre amamentação e seus benefícios em Vilhena

533

Em alusão à Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), comemorada em 120 países durante o mês de agosto e no Brasil é batizada de “Agosto Dourado”, um grupo de aproximadamente 30 gestantes de Vilhena participou na noite de ontem (29), de uma palestra sobre aleitamento materno e seus benefícios.

A ideia foi desmistificar visões distorcidas que interferem no melhor aproveitamento do leite materno em benefício do bebe e da mãe. Segundo a palestrante Rosimar Massaroli, fonoaudióloga especialista em fonoaudiologia hospitalar, muitas mulheres passam por situações negativas durante a gestação, em razão da “experiência” de amigas, das avós e até mesmo da própria experiência sem a fundamentação adequada.

Essa falta de conhecimento sobre o assunto, revela a profissional, leva, em muitos casos, ao desmame precoce, o que pode causar prejuízos à formação da criança, tendo em vista a importância do leite materno nesta fase da vida.

Curiosamente, muitas mães não desenvolvem a simples habilidade de pegar o seu bebê no colo logo após o nascimento. Essa “falta de jeito”, pode ocasionar fissuras mamilares, ingurgitamento e até mesmo a mastite –  infecção que geralmente causa dor e desconforto nos seios.

Outros assuntos importantes abordados pela fonoaudióloga, foram os testes da orelhinha e o teste da linguinha, ambos indicados para os recém nascidos e preconizados pelo Ministério da Saúde.

A palestra foi uma iniciativa da Clínica Medic Mais, franquia nacional presente em mais de 105 cidades brasileiras e objetivou destacar a importância do aleitamento na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança.

Segundo a assistente comercial da clínica, Emanuela Andrade, a clínica promoverá outras palestras com profissionais de diversas áreas voltadas à saúde de homens, mulheres e crianças. “queremos humanizar o acesso à informação sobre saúde para que as pessoas conhecimento sobre assuntos importantes para suas vidas”.

O Brasil possui ampla legislação de apoio à criança por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA que assegura à lactante o direito de amamentar a criança em todo e qualquer ambiente, público ou privado, ainda que estejam disponíveis locais exclusivos para a prática.