Atraso de salário pode deflagrar greve geral na saúde de Vilhena; presidente do Sindsul convoca assembleia

Servidores da saúde não receberam salário referente ao mês de dezembro.

96

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais do Cone Sul de Rondônia – Sindsul, Wanderley Ricardo Campos convoca todos os servidores da saúde, para participarem da Assembleia Extraordinária que acontecerá na sexta-feira, 06 de janeiro, na sede do sindicato com início às 07h30.

Na pauta está o salário em atraso dos servidores referente ao mês de dezembro de 2016. De acordo com a diretoria, às 07h30 será feita a convocação e deliberará com a presença de 10% dos filiados.

Em entrevista à reportagem do VILHENA NOTÍCIASna manhã desta quarta-feira, 04, Wanderley Campos disse que há a possibilidade de greve geral no setor da saúde em Vilhena. O atraso de salário dos servidores havia se tornado recorrente ao final da gestão do ex-prefeito José Luiz Rover, até que o presidente do sindicato recorreu à justiça e com base em uma decisão judicial ficou determinado que a administração executiva municipal tinha que efetuar o pagamento de salário em conta do servidor até o 5º dia útil de cada mês.

A partir do dia 1º de janeiro deste ano, o executivo municipal passou a ter como mandatária a prefeita Rosani Donadon (PMDB), que deverá arcar com o salário em atraso referente ao mês de dezembro de 2016 dos servidores da saúde do município.

Em uma reunião no dia 30 de dezembro, o prefeito em exercício da anterior gestão, convocou os principais secretários, dentre eles o senhor Adilson Bernardino, então secretário de saúde para uma coletiva de imprensa para informar como a administração municipal estava deixando as secretarias. Na ocasião, o ex-secretário disse que estava deixando a secretaria de saúde com a ‘casa em ordem’, mas não deu explicações acerca de como a futura administração resolveria o pagamento em atraso dos salários dos servidores de sua pasta e nem mesmo se a prefeitura havia deixado o valor relativo aos salários para que os trabalhadores pudessem em janeiro, ter a situação resolvida.

 

Banho de água fria

Vanderley Campos disse que se reuniu no início desta semana com Marcos Aurélio Vasques, novo secretário de saúde do município, para cobrar explicações sobre o atraso de salário. O novo empossado teria dito que a atual administração não tem obrigação de pagar dívida da gestão anterior.

Campos disse que tentou se reunir com a prefeita Rosani Donadon para tratar do caso, mas que até o momento não conseguiu. “Tentei por duas vezes me reunir com a prefeita, mas até agora nada”, disse Vanderley Campos.

O sindicalista também informou que terá uma nova reunião com Marcos Vasques amanhã, quinta-feira, 5. “O secretário disse que pediu para sua equipe fazer um levantamento se a gestão do ex-prefeito deixou dinheiro em caixa suficiente para saldar a dívida com os servidores. A delegada dos Sindicato dos Agentes Comunitários de Rondônia, Carolina Santos também participou do encontro.

Convocação.

 

FONTE: VILHENA NOTÍCIAS