ÁTILA IBÁÑEZ – COLUNA DO DIA 27 DE NOVEMBRO DE 2020

1329

▓ ▓ ▓

VILHENA TERRA AMADA – 43 ANOS – EMANCIPAÇÃO

Átila Ibáñez França

Tenho a lua como testemunha, um amor imenso que sinto, por esta linda terra, de ruivas, loiras e morenas, és meu amor, Vilhena; que adormece no peito e encerra na alma.

Na imensidão da planície, meu olhar de lince, não se perde. Vilhena! Chapada dos Parecis, a tua lua é prateada, os boêmios, o violão e as serenatas, nas frias madrugadas, acalorada também, pelo beijo que vem da janela, da mulher amada.

Meus sonetos, versos e poesia, no coração de Vilhena que tanto amo, fez-se moradia. Vilhena que tanto quero, quando saio do teu seio para viajar, desespero só de pensar, a saudade toma conta de mim, logo quero voltar.

Sonetos e versos são partes de minha vida, sinto amor por ti Vilhena; você é minha poesia, tenho a lua como testemunha, um grande amor, por esta terra, não minto. Vilhena! Terra de lindas mulheres, loiras e morenas, negras de Pimenteiras do Oeste e de Vila Bela da Santíssima Trindade.

Vilhena! Vive na imensidão da planície, Chapada dos Parecis, cenário rico, iluminada, a lua é uma pintura, pintada com prata, ouro e esmeralda, solta na imensidão, ilumina o cerrado e o sertão, as matas, os boêmios, violão, e; serenatas.

Meus sonetos Vilhena! São versos, prosa, poesia, encravada no peito, batendo forte, dentro do coração, fez-se do meu âmago, sua moradia. Sonetos, versos, hoje é parte da minha vida. Vilhena! Você é só poema, emoção, amor, é o que sinto por ti, loira, ruiva, morena. Você Vilhena!

Sorrir; é o que eu faço, poesia e poemas é o néctar da vida, amo, esse céu azul, o vento minuano, a tradição, a dança, a água quentinha, na cuia de chimarrão.

O tererê que vem do Paraguai, Vilhena aderiu, o churrasco do CTG; pertence à tradição, a dança vaneirão, a chula e o facão, aqui também tem, nesse nosso rincão, Vilhena é um pedaço, do Rio Grande amado, nessa linda terra; Vilhena, que amamos tanto, fincada no Sul de Rondônia.

As prendas com suas indumentárias e suas danças, suaviza o coração do gaúcho, com tchê na língua, e o facão na cinta, bombacha e lenço vermelho, botas, esporas, guaiaca, e; a canção dos campos verdes do pampa no acordeom Todeschini; violão Gianinni, levando a música gauchesca por estas bandas tão lindas, chamada Vilhena; que amamos de coração.

Vilhena é amante da cultura, celeiro estudantil, terra de homem bravio, céu estrelado, fincada nesse rincão varonil. Linda! Nesse imenso continente chamado Brasil!

Minha adorada terra, Vilhena; iluminada pela lua, cercada de flores do cerrado e gente de fibra, gente boa, vibrante, ordeira, Vilhena amada, de lindas mulheres, loiras, morenas, ruivas, celeiro cultural de nossa linda Rondônia. És tu Vilhena! Que amo tanto, quando eu morrer que me enterrem em teus braços minha amada.

▓ ▓ ▓

!Cumpleaños Feliz! Manu

Uma família feliz! Manu é filho de Luana Ibáñez e o advogado Fernando Viegas. Neto do colunista. A foto mostra o nosso Manu bebê.

▓ ▓ ▓

El Manu, celebrando su cumpleaños de tres años. Después de la fiesta. Un paseo con algunos globos sobrantes.

Está cansado de jugar. Manu estaba contento con el cumpleaños. El abuelo Ibáñez le desea a Manu muchos años de vida. Aún celebraremos muchos, muchos cumpleaños. Entonces cantemos.

¡Cumpleaños feliz! ¡Cumpleaños feliz! ¡Cumpleaños feliz! ¡Cumpleaños feliz!

▓ ▓ ▓

Três aninhos do Manu. Filho da estilista Luana Ibáñez e o advogado Fernando. Residem na capital do Paraná – Curitiba. Depois da festinha de aniversário. Um passeio no parque. Manu sempre sério. Sorriso! Meu neto. É festa de seu aniversário.

Parabéns pra você! Parabéns pra você! Parabéns pra você! Parabéns pra você!

▓ ▓ ▓

A Estilista Luana Ibáñez Viegas correndo na chuva. Dentro do seu condomínio, dia do aniversário do seu filho Manu. Sempre será destaque em nossa coluna social “Night In Black Tie.”

▓ ▓ ▓

Jailson Silva, genro do colunista. Inaugurou um novo empreendimento. Se você procura imóveis para alugar em Porto Velho. Fale com o corretor Jailson Silva.

Ligue e diga o perfil que esta buscando para que ele possa lhe ajudar. Temos casas, apartamentos,  imóveis comercial. O telefone –  (69) 9 9269-6010 – CRECI: 1914-f – mora em Porto Velho é de Porto Velho – RO.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Aniversário do Thales!

▓ ▓ ▓

Thales, o aniversariante. Brincando com os balões que ainda não foram estourados durante a festinha.

▓ ▓ ▓

Os pais do aniversariante Thales. Professora Marta e seu esposo Allan. Pais dedicados. Sempre atentos as brincadeiras do filho.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Luiz e Ivone. O casal prestigiou o níver do garotinho Thales no domingo passado dia 22 de novembro.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Tia e tio do aniversariante Thales. Seu primo Michael no colo dos pais Mônica e Kassio. Prestigiaram com muita alegria o aniversário do Thales.

▓ ▓ ▓

A avó do Thales, cabeleireira Cida e sua amiga Aparecida cantaram bem altos os parabéns para o aniversariante. Thales estava todo faceiro. Era só alegria no seu aniversário.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Os primos, Thales e Michael. Antes de cantar os parabéns. A dupla pediu para o colunista tirar um retrato. O retrato está aí. Registrado em nossa coluna social “Night In Black Tie.” Grandes figurinhas.

▓ ▓ ▓

O casal Eliete e Leoci. Estiveram prestigiando o aniversário do garotinho Thales. Ele compenetrado em seus pensamento. Ela um sorriso discreto.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Damares, Efrezuir e Jeferson estiveram no aniversário do garoto Thales Barbosa. Parabéns para o Thales.

Mais uma vez. Ele merece. A festinha estava boa. Os quitutes e o “ponche de abacaxi” estavam uma delícia.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Kassio e Allan. Tio e pai do aniversariante Thales. Os dois estavam muito sérios.

Kassio não largou o pratinho de salgados. Brincadeira. Temos que aplaudir o Thales pelo aniversário. O menino é uma criança feliz.

▓ ▓ ▓

Para o aniversariante Thales era só alegria no dia do seu aniversário. O colunista clicou o Thales brincando com seu balão. Felicidades!

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Esse casal bonito. Apaixonados, com frases de carinho: “Por onde for quero ser seu par.” Rose é filha do colunista.

 O genro Jailson é uma grande pessoa, um gentleman. O moço está com um novo empreendimento em Porto Velho – RO.

Desejo ao casal muita felicidade e que Deus possa conservá-los sempre juntos e derramando felicidades.

▓ ▓ ▓

Professora Sônia Nogueira e o esposo Fernando. A Professora esteve de aniversário dia 24 de novembro.

Desejamos ao casal muitos anos de vida e muitas felicidades. Parabéns professora Sônia pelo aniversário.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Aureny Mendes estaba em su cumpleaños. Su cumpleaños ocorrió el 24 de noviembre. Mora em Vilhena; é de Vilhena. Pela passagem do seu aniversário cantamos bem alto os parabéns para você.

▓ ▓ ▓

Professor Flávio Mineo esteve de aniversário dia 24 de novembro. Junto a sua musa inspiradora, desejamos ao professor muitos anos de vida.

Parabéns pela passagem do seu aniversário. Desejamos para o professor sucesso. Que Deus o proteja sempre.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

A jovem Manu Maciel completou idade nova. O dia do seu aniversário 25 de novembro. Manu é de Vilhena.

O colunista deseja a jovem muitos anos de vida. Sucesso! Manu. Parabéns pela data do seu aniversário.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Professora Ana Lúcia Schau esteve de aniversário dia 25 de novembro. Hoje a professora vive em Barretos – SP. Professora do Governo de Rondônia. Estudou Pedagogia na AVEC. Desejamos à professora muitos anos de vida. Parabéns pelo aniversário!

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Nando Alves – Proprietário da empresa Nando Alves Produções e Eventos.

O promoter esteve de aniversário dia 25 de novembro. Nando é de Vilhena, mora  em nossa cidade. Parabéns pela passagem do seu aniversário.

▓ ▓ ▓

BOLA CHEIA – Para o prefeito Eduardo Japonês. Em cada entrevista que dá aos órgãos de comunicação de Vilhena. O prefeito só fala em trabalhar pelo desenvolvimento de Vilhena.

▓ ▓ ▓

BOLA MURCHA – Àqueles que só pensam em torcer contra a administração municipal. Vamos torcer a favor para que tudo dê certo em nosso município. O palanque já foi desarmado. Agora é trabalho.

▓ ▓ ▓

Núbia Lafayete

Idenilde Araújo Alves da Costa, conhecida pelo nome artístico de Núbia Lafayette, (Assu, 21 de janeiro de 1937 — Niterói, 18 de junho de 2007) foi uma cantora brasileira.

Núbia nasceu em Assu, no interior do estado do Rio Grande do Norte, onde residiu até os três anos, idade que tinha quando a família se mudou para o Rio de Janeiro. Desde tenra idade demonstrou talento para a música apresentando-se em programas infantis desde os 8 anos de idade.

A carreira de Idenilde teve início no final da década de 1950, com o nome artístico de Nilde Araújo. Nessa época trabalhava como vendedora nas Lojas Pernambucanas do Rio de Janeiro quando resolveu participar no programa de calouros “A voz de ouro”, da TV Tupi, interpretando canções da época. Foi crooner da boite Cave do Rio e estreou cantando Dalva de Oliveira.

O nome artístico definitivo de Núbia Lafayette foi adaptado em 1960 por sugestão do compositor Adelino Moreira. Foi este compositor que à gravadora RCA, com o apoio de Nelson Gonçalves. Foi nesse ano que gravou o seu primeiro disco com o samba-canção “Devolvi”, de Adelino Moreira. Este trabalho projetou-a definitivamente como cantora romântica e popular.

Núbia continuou a participar em programas especiais e apresentações esporádicas até ao fim da sua vida. Morava em Maricá, no litoral do Rio de Janeiro.

Núbia sofreu um AVC hemorrágico no dia 10 de março de 2007, tendo ficado internada 10 dias. No dia 25 de maio do mesmo ano voltou a ser internada no Hospital de Clínicas Niterói devido a complicações. Faleceu aos 70 anos de idade.