ÁTILA IBÁÑEZ – COLUNA DO DIA 18 DE DEZEMBRO DE 2020

1177

▓ ▓ ▓

Desejo a todos os empresários que estiveram neste ano promovendo a nossa página social “Night In Black Tie”. Um Feliz Natal e Um Ano Novo de muitas realizações. Que o nosso Deus cubra-nos com seu Manto Sagrado e nos proteja por toda vida. Aos nossos colaboradores: “Ideally Lavanderia & Costuras; Kaniço Verduras, Escola de Futebol América, Natural Ervas, Carretão Auto Peças, Viana Investimento – Porto Velho – RO; Casa de Carne Sabiá, Chaveiros Gold, Óticas Zini, Espaço Revestir, Lojão da Economia, Vitória imóveis, Lojas Daniela, Despachante Mercúrio, VIP – Provedor de Internet, Funerária Canaã, UNOPAR – Universidade – Polo Vilhena, Vilhena Auto Peças. Nossos agradecimentos.

▓ ▓ ▓

Profesora y historiadora María Teresa Merino Chamma. Cumplió años el 11 de diciembre.

Profesora Federal de la empresa Gobierno de Rondônia. Estudió profesorado ULBRA, estudió Pedagogía en la Institución UNIR. Vive en Guajará-Mirim-RO. Es de Guajará. Tu cumpleaños se registra aquí en nuestro “Night In Black Tie”.

¡Cumpleaños Feliz !! Cumpleaños Feliz ¡Cumpleaños Feliz! ¡Cumpleaños Feliz!

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Sargento José Carlos e a esposa Madalena. O casal recebeu poucos amigos em sua residência para um café da tarde.

O encontro transformou-se em um “happy-hour”. A conversa fluiu maravilhosamente. O casal são “gentleman”.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Ozias Santos e filho. Seu aniversário aconteceu dia 9 de dezembro. Trabalhou na empresa Colégio Kepler.

Estudou na Instituição de Ensino Unopar Universidade. Mora em Vilhena. É de Vilhena.

Desejamos ao Ozias muitos anos de vida. Parabéns pela passagem do seu aniversário.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Pamela Sabrina – Loja Arezzo, e seu espos, o  advogado Lawrence Pablo Ibáñez França.

O casal esteve na residência do Sargento José Carlos e sua esposa Madalena para um “Happy-Hour.” José Carlos e Madalena receberam os amigos com muito carinho.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Empresário (ACN Imports) Adolfo Coelho e a esposa. Adolfo esteve de aniversário dia 11 de dezembro.

Parabéns pela passagem do seu aniversário. Que Deus te proteja e proteja tua família.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Angela e Jair – Representante Comercial da ITALAC. Esteve na residência do Sargento José Carlos e sua esposa Ângela.

Jair é uma grande personalidade. Sua conversa sempre gira em função de crescimento pessoal. Pensa sempre num futuro promissor. Uma personalidade ícone.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Matheus Penteado – Consultor SAP MM / ACM / WM. Mora em São Paulo. É do Paraná.

Seu níver aconteceu dia 11 de dezembro. Amigo do advogado Lawrence Pablo Ibáñez França e amigo do colunista.

Parabéns Matheus pela passagem do seu aniversário. Muitos anos de vida.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Alexandre, grande figura – Xandão. Já o conhecia. Mas nunca tinha sentado para conversar. Uma personalidade ícone. Boa conversa o Xandão tem.

Curtiu muito o “happy-hour” na casa do Sargento José Carlos e da esposa Madalena.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Cara de roqueiro e guru. Marcelo Gurski – mora em Vilhena. Gurski esteve de aniversário dia 11 de dezembro. É de Nova Aurora Paraná.

Parabéns Marcelo pela passagem do seu aniversário. Mais uma vez. Parabéns!

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Família do Sargento José Carlos. O casal e os filhos receberam alguns amigos para um café da tarde com: “pão de queijo, pizza, compota de doce de queijo e outras iguarias.”

A tarde foi de muita alegria. O casal recebeu a todos com muita gentileza. Ninguém esqueceu a máscara. Para a foto foi retirado rosto.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Inês e Lúcia estiveram no “happy-hour” na casa do Sargento José Carlos e Madalena. Muita conversa e boas e boas gargalhadas.

O casal; José Carlos e Madalena foram gentis ao receber os amigos em sua residência.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

A artista Silvana Pimentel esteve de níver dia 14 de dezembro. Ela trabalha na escola Senador Aragão.

Silvana é de Guajará-Mirim-RO. Já viver em Vilhena por muitos anos. É uma grande artista.

Uma artesã de mão cheia. Desenhista e outras habilidades artísticas. Parabéns! Silvana. Pela passagem do seu aniversário.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Francisco Alves Bezerra. Seu aniversário aconteceu dia 12 de dezembro. O 2º Tenente na empresa Polícia Militar do Estado de Rondônia (Oficial).

Quadro Federal. Estudou Ciência Contábil na instituição de ensino Universidade Federal de Rondônia

Mora em Vilhena. Casado com Paula Andréia Bezerra. Parabéns Tenente Bezerra pelo aniversário.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Esse é padrinho do colunista. Cymar Pinheiro mora no Estado do Rio de Janeiro.

Através do Cymar que desejar a toda a sua família um Natal de alegria e um ano novo de muitas realizações para 2O21.

Que Deus e Nossa Senhora nos protejam e nos dê muita alegria no próximo ano.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Junior Inácio, neto do colunista. Produtor Musical e Cantor em Porto Velho – RO. O moço esteve Aniversário dia 14 de dezembro.

Ao meu neto muitos anos de vida, sucesso, que Deus nos acompanhe sempre. Junior para você tudo de bom na sua vida.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

A professora Janete do Nascimento esteve de aniversário dia 14 de dezembro. Cantemos os parabéns para ela.

Para a Janete desejamos sucesso. Que Deus o abençoe sempre. Mais uma vez. Parabéns pela passagem do seu aniversário.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

 

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

BOLA CHEIA – Para os cientistas. Em tempo record estão colocando a vacina para imunizar e debelar a Corona-Vírius 19. Bola cheia para todos.

▓ ▓ ▓

BOLA MURCHA – Para àqueles que querem fazer politicagem com o vírus corona 19. Isso é falta de humanidade. Muitos políticos estão jogando com a vida das pessoas.

▓ ▓ ▓

Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga do Nascimento (Exu, 13 de dezembro de 1912 – Recife, 2 de agosto de 1989) foi um compositor e cantor brasileiro. Também conhecido como o Rei do Baião, foi considerado uma das mais completas, importantes e criativas figuras da música popular brasileira.

Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou para todo o país a cultura musical do nordeste, como o baião, o xaxado, o xote e o forró pé de serra. Suas composições também descreviam a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino.

Admirado pelos mais diversos artistas, Luiz Gonzaga ganhou notoriedade com as antológicas canções Asa Branca (1947), Seridó (1949), Juazeiro (1948), Forró de Mané Vito (1950) e Baião de Dois (1950).

Nasceu na sexta-feira, dia 13 de dezembro de 1912, numa casa de barro batido na Fazenda Caiçara povoado do Araripe, a 12 km da área urbana do município de Exu, extremo noroeste do estado de Pernambuco, cidade localizada a 610 km de Recife. Foi o segundo filho de Ana Batista de Jesus Gonzaga do Nascimento, conhecida na região por ‘Mãe Santana’, e oitavo de Januário José dos Santos do Nascimento. O padre José Fernandes de Medeiros o batizou na matriz de Exu em 5 de janeiro de 1920.

Seu nome, Luiz, foi escolhido porque 13 de dezembro é o dia da festa de Santa Luzia, Gonzaga foi sugerido pelo vigário que o batizou, e Nascimento por ser dezembro, mês em que o cristianismo celebra o nascimento de Jesus.

A cidade de Exu fica no sopé da Serra do Araripe, e inspiraria uma de suas primeiras composições, Pé de Serra. Seu pai trabalhava na roça, num latifúndio, e nas horas vagas tocava acordeão; também consertava o instrumento. Foi com ele que Luiz aprendeu a tocar o instrumento. Muito jovem ainda, já se apresentava em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai. Autêntico representante da cultura nordestina, manteve-se fiel às suas origens mesmo seguindo carreira musical no sudeste do Brasil. O gênero musical que o consagrou foi o baião. A canção emblemática de sua carreira foi Asa Branca, composta em 1947 em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira.

Antes dos dezoito anos, Luiz teve sua primeira paixão: Nazarena, uma moça da região. Foi rejeitado pelo pai dela, o coronel Raimundo Deolindo, que não o queria para genro, pois ele não tinha instrução, era muito jovem e sem maturidade para assumir um compromisso. Revoltado com o rapaz, ameaçou-o de morte. Mesmo assim Luiz e Nazarena namoraram às escondidas por meses e planejavam se casar. Januário e Ana, pais de Luiz, lhe deram uma surra ao descobrirem que ele se envolveu com a moça sem a permissão da família dela, e ainda mais por Luiz tê-la desonrado: os dois disseram isto propositalmente, com o intuito de serem obrigados a se casar. Na época, a moça tinha que casar virgem e se houvesse relação sexual antes do matrimônio o homem era obrigado a casar-se ou morreria. Nazarena revelou ao pai o ocorrido e foi espancada por ele, no entanto Nazarena não engravidou. O coronel Raimundo ficou enfurecido e tentou matar o rapaz, que o enfrentou na luta. Raimundo revela que, mesmo desonrada, iria arrumar um casamento para a filha com um amigo mais velho que já sabia da situação dela, ou a internaria num convento, mas com Luiz ela não se casaria. Revoltado por não poder casar-se com Nazarena, e por não querer morrer nas mãos do pai dela, Luiz Gonzaga foi para Fortaleza e ingressou no exército em 5 de junho de 1930. Durante nove anos viajou por vários estados brasileiros, como soldado, sem dar notícias à família. Em agosto de 1932 foi para Belo Horizonte, onde ficou por quatro meses. Neste mesmo ano mudou-se para Juiz de Fora, onde viveu por cinco anos e teve a oportunidade de aprimorar sua habilidade com a sanfona. Em seguida, foi para Ouro Fino, também em Minas Gerais, onde permaneceu por dois anos. Deu baixa em 27 de março de 1939, no Rio de Janeiro.

Carreira

Estátua de bronze que, ao lado da escultura de Jackson do Pandeiro, está em frente ao Açude Velho de Campina Grande.

Antes de ser o rei do baião, conheceu Domingos Ambrósio, também soldado e conhecido na região pela sua habilidade como acordeonista. A partir daí começou a se interessar pela área musical.

Depois da baixa do exército, estando decidido a se dedicar à música. No Rio de Janeiro, então capital do Brasil, começou tocando em bares, cabarés e programas de calouros. Nessa época, tocava músicas de Manezinho Araújo (emboladas), Augusto Calheiros (valsas e serestas) e Antenógenes Silva (xotes e sambas). Apresentava-se com o típico figurino do músico profissional: paletó e gravata. Até que, em 1941, no programa de Ary Barroso, foi aplaudido executando Vira e Mexe, com sabor regional, de sua autoria. O sucesso lhe valeu um contrato com a gravadora RCA Victor, pela qual lançou mais de cinquenta músicas instrumentais. Vira e Mexe foi a primeira música que gravou em disco.

Veio depois sua primeira contratação, pela Rádio Nacional. Lá conheceu o acordeonista catarinense Pedro Raimundo, que usava trajes típicos da sua região. A partir de então, surgiu a ideia de apresentar-se vestido de vaqueiro, figurino que o consagrou como artista.

Em 11 de abril de 1945, gravou sua primeira música como cantor, no estúdio da RCA Victor: a mazurca Dança Mariquinha, em parceria com Miguel Lima.

Entre 1951 e 1952 a marca Colírio Moura Brasil celebrou um contrato de teor promocional com o cantor, custeando-lhe uma excursão por todo o país, fato este registrado por Gilberto Gil.