Assista: em quatro anos, pai perde os três filhos para o câncer

Regis Mota de 52 anos também faz tratamento da doença.

19435
Regis com os filhos Beatriz, Anna Carolina e Pedro

O economista Regis Mota de 52 anos de Fortaleza (CE), perdeu seus três filhos em um intervalo de 4 anos, todos em decorrência de um câncer que o pai também enfrenta. Regis descobriu que é portador da Síndrome Li-Fraumeni, uma alteração genética.

Nos últimos 13 anos, a família Mota recebeu mais de dez diagnósticos de câncer.

O primeiro caso da doença na família, foi o de Anna Carolina em 2009, aos 12 anos. Ela fez radioterapia e quimioterapia por dois anos e meio e ficou curada.

Anos depois, o pai teve câncer de mama ao mesmo tempo que sua esposa.

Em 2015, Regis apresentou alguns sintomas como febre, inchaço no pescoço e fraqueza. Após algumas alterações em um hemograma, Regis se submeteu a uma biópsia, que constatou vários nódulos no pescoço, axila e abdômen, sendo o segundo caso na família.

 

Em junho de 2016, Regis descobriu que tinha leucemia linfocítica crônica. No mesmo ano, seu filho Pedro de 17 anos descobriu um osteossarcoma na perna esquerda. Durante o tratamento de Pedro, Beatriz de 9 anos também foi diagnosticada com câncer, sendo a primeira filha de Regis a falecer, em 2018.

Mesmo em tratamento, a doença de Pedro se espalhou por outras partes do corpo, como pulmão e coluna vertebral. Após o falecimento da Beatriz, Pedro e Regis tatuaram a assinatura da caçula em homenagem a ela.

Pedro não resistiu a doença e faleceu em 2020.

Anna Carolina, a primeira filha a ser diagnostica com a doença aos 12 anos, voltou a adoecer e também não resistiu à doença, falecendo no dia 19 deste mês.

Pelas redes sociais, Regis compartilha seu dia a dia e também recebe muitas mensagens de carinho. Apesar do sofrimento pela perca de seus três filhos em um espaço de tempo tão curto, Regis segue seu tratamento com fé esperança.

 

Encontre Regis no Instagram

 

Alteração genética

Regis descobriu que é portador da Síndrome Li-Fraumeni uma alteração genética que passou para os seus três filhos. A Síndrome é uma doença hereditária que leva a um alto risco para o desenvolvimento de praticamente todos os tipos de cânceres, os mais frequentes são: o câncer de mama, principalmente em mulheres jovens, os sarcomas, os tumores do sistema nervoso central e os tumores adrenocorticais (nas glândulas adrenais, que ficam acima dos rins), assim como leucemias e linfoma.