Quem conhece o jornalista Gilberto Fonseca deve estar se perguntando onde está o famoso entrevistador de voz inconfundível. Mas poucos sabem que Gilberto passou por graves problemas de saúde desde o fim de dezembro de 2014, que culminaram em um transplante de fígado realizado neste início de 2017.
Ao VILHENA NOTÍCIAS o repórter contou que no final de 2014, passou mal enquanto estava trabalhando e chegou a vomitar uma grande quantidade de sangue e desmaiou. Após sete dias de internação e uma bateria de exames, Gilberto foi diagnosticado com varizes no esôfago, hepatite C, cirrose, cálculo renal e problemas pulmonares.
“Passei um tempo com problemas de memórias e de equilíbrio, inicie o tratamento em Vilhena, mas em abril de 2016 tive uma nova perda de sangue, que agravou o meu estado de saúde, e fui orientado a buscar tratamento fora de Vilhena. Fui até São José do Rio Preto em São Paulo, onde mora boa parte da minha família”, resumiu Gilberto.
Durante o tratamento para varizes no esôfago que lhe tinham causado os sangramentos pela garganta, Gilberto teve seu quadro clínico agravado pela descoberta de um nódulo no fígado. “O tratamento do esôfago deu resultado e me curei, porém o fígado piorou. Cheguei a fazer a quimioembolização, que é aplicação de quimio diretamente no fígado, mas acabei entrando para lista de urgência para transplantes, que seria a única solução no meu caso”, comentou.
Em 17 de janeiro deste ano, Gilberto passou por uma cirurgia de 10 horas e recebeu um novo fígado, apesar de passar quatro dias na Unidade Tratamento Intensivo, e ter uma dieta restrita, o repórter se recupera bem e evita sair de casa, por recomendação médica, para evitar contaminação já que sua imunidade está baixa.
PLANOS
Gilberto diz que está muito feliz por estar se recuperando bem e não vê a hora de voltar as suas atividades. Em maio de 2017, o jornalista estreia um programa cultural na Rádio Cultural FM, que terá o nome Rock´n Roll Club.
Gilberto diz que sente muitas saudades e gratidão dos amigos e dos vilhenenses com que conviveu pelos 10 anos que morou na cidade e pretende visitar Vilhena no fim deste ano. “Não tive tempo de despedir de ninguém, sai muito preocupado e correndo, além de não ter dado notícias, mas me recuperando vou falar com todos, só queria agradecer a todos que colaboraram com meu trabalho em todos esses anos, obrigado a todos e até qualquer dia”, disse.
O jornalista ainda avisa que os documentários de Vila Bela e do Forte Príncipe da Beira pelo projeto “ Revelando Conhecimentos Regionais sob a coordenação do Saudoso Professor Emmanuel Gomes estão disponíveis no Youtube em seu canal Gilberto Fonseca.

Gilberto já está em casa e se recuperando do transplante.
FONTE: Vilhena Notícias