500 milhões de pessoas podem cair na pobreza por causa do coronavírus

1753

A crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavirus poderá afetar profundamente cerca de 500 milhões de pessoas (6% a 8%) em todo o mundo se não forem tomadas imediatamente as medidas necessárias, principalmente nos países em desenvolvimento. É o que alerta a Oxfam, uma entidade da sociedade civil que atua em aproximadamente 90 países por meio de campanhas e programas de ajuda humanitária.

A entidade pede aos líderes mundiais que aprovem um plano emergencial de resgate econômico para impedir o aprofundamento da crise em países e diversas comunidades previsto para a próxima semana.

Está agendado para semana que vem uma reunião com os ministros de economia dos países que compõem o G20 (grupo dos 20 países mais desenvolvidos), junto com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial.

Segundo a Oxfam, será necessário mais que US$ 2,5 trilhões estimados pelas Nações Unidas para oferecer o apoio aos países em desenvolvimento durante o período da pandemia. Conforme a entidade precisará adicionar mais US$ 500 bilhões de auxílio externo, inclusive de financiamento dos sistemas públicos de saúde dos países pobres como os “impostos para emergências de solidariedade, como as taxas sobre os lucros excessivos, e as pessoas muito ricas poderiam mobilizar os recursos adicionais”, pondera a instituição por meio de nota oficial.

 

FONTE: CENÁRIO MT