FORMANDO CAMPEÕES: projeto social de ex jogador de basquete atende quase 60 jovens em Vilhena

Projeto já atendeu mais de 150 jovens de Vilhena.

787

Projeto Social desenvolvido pelo ex jogador de basquete Silverlô Meireles de Sousa, busca fomentar a prática esportiva de basquetebol entre meninos e meninas de Vilhena. O projeto atende atualmente cerca de 60 alunos com idades de 10 a 17, e nos últimos dois anos já realizou treinamentos com mais de 150 jovens.

Silverlô, idealizador da ação, deu início à sua carreira profissional na cidade mineira Uberlândia, depois foi contratado pelo Ginástico de Belo Horizonte e atuou ainda pelas equipes Casa Branca e São José do Rio Pardo, ambas do interior de São Paulo. As boas atuações dentro de quadra levaram o jogador a figurar na relação dos 14 convocados pela Seleção Brasileira para disputar a Copa América Sub-22 em Puerto Rico no ano de 1996.

Residindo em Vilhena há seis anos e atualmente desempenhando a função de Auditor Fiscal do Estado, Silverlô conta que é movido pela paixão ao esporte, e logo em sua chegada na cidade foi convidado para treinar uma equipe feminina que chegou a ser vice-campeã do JIR (Jogos Intermunicipais de Rondônia), e em 2013 decidiu criar a filantrópica Associação de Basquete de Vilhena (Asbavi), no intuito de estruturar o baquete feminino, mas o espírito voltado ao social fez com que ele, em 2015 desse o pontapé inicial com o projeto para os jovens. “Como ex jogador profissional eu sou apaixonado pelo esporte e alguns anos atrás fui convidado para auxiliar professores de algumas escolas de Vilhena. A partir daí me formei em Educação Física para poder dar início ao projeto com os jovens”, diz Silverlô Meireles.

Para desenvolver as atividades o treinador conta o auxílio de um acadêmico de Educação Física e o apoio da escola Coopevi (Cooperativa Educacional de Vilhena), que cedeu a quadra para os treinamentos. “Através da associação eu consegui bolsas junto à cooperativa e ali temos uma equipe que participa dos jogos escolares com boas chances de vencer o estadual de outubro em Porto Velho”, pontuou Silverlo.

Em 2017 os jovens da Asbavi participaram de várias competições e se sagraram campeões do municipal e da regional Cone Sul. Se vencerem o estadual sub-17 de outubro na capital estarão classificados para ir a Brasília disputar o brasileiro organizado pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil). Ainda consta no curriculum de vitórias dos jovens o título deste ano da Copa André Maggi disputada na cidade mato-grossense Sapezal, além da participação de um torneio em Sorriso também no Mato Grosso.

No último final de semana os selecionados sub-15 da Asbavi participaram de um quadrangular que contou com a participação de outras equipes de Vilhena, Cacoal e Porto Velho, e nesta terça-feira, 05 de setembro, 14 garotos da associação embarcam para Uberlândia onde disputam a Copa Brasil sub-17. A competição reunirá além dos donos da casa, equipes de Goiânia e Brasília.

FORMANDO CAMPEÕES: projeto social de ex jogador de basquete atende quase 60 jovens em Vilhena
Mais de 150 alunos já foram beneficiados com os treinamentos.
Além dos treinamentos com bola os alunos fazem atividades para reforçar a musculatura e ganhar bom rendimento dentro de quadra.
FORMANDO CAMPEÕES: projeto social de ex jogador de basquete atende quase 60 jovens em Vilhena
São jovens de escolas da rede municipal, estadual e particular do município.
Treinamentos são realizados diariamente.
 

FONTE: VILHENA NOTÍCIAS