O governador Confúcio Moura (PMDB), através do Decreto nº 21.968, de 22 de maio de 2017, autorizou que a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Zilda da Frota Uchôa, de Vilhena, seja transformada em Colégio Militar.
Em 60 dias a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e o Comando Geral da Polícia Militar deverão adotar as medidas administrativas necessárias para o pleno funcionamento do colégio.
VILHENENSES COMEMORAM
Nas redes sociais a população se manifestou e comemorou a notícia. A professora Suelen Nunes disse: ”Acredito que será muito bom. Só esse ano foram noticiadas brigas dentro e fora da escola, aluno levando arma, ameaças, enfim que essa escola cresça e os alunos se tornem cidadãos conscientes e responsáveis”.
O internauta Diogo Luis classificou a decisão do governador como ótima, e sugeriu ainda que o projeto seja estendido para alcançar 50% das escolas dos municípios.
Janete Nunes parabenizou a decisão e disse que se precisar será a primeira a matricular o filho no Colégio Militar.
“Essa é só a primeira, que venham mais escolas desse tipo. Meu filho não estuda lá, mas vou tentar uma vaga com certeza”, disse o internauta Ricardo Franco Leal.
Um dos principais articuladores para a implantação da nova unidade do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM), em Vilhena, é o vereador Carlos Suchi (PTN). O parlamentar vem sendo elogiado nas redes sociais pelo empenho no projeto.
Aderilton Silva, que já trabalhou para o governo do estado, parabenizou Carlos Suchi e destacou “como grande avanço para educação no município de Vilhena”.
Em setembro de 2016, ainda na condição de candidato a vereador, Carlos Suchi em visita à capital, levou ao conhecimento das principais autoridades militares e do deputado Jesuíno Boabaid, a vontade de implantar em Vilhena, uma extensão do colégio militar Tirantes, presente em Porto Velho. “Conversei com o deputado, com o comandante geral da Polícia Militar e disse que gostaria de instalar em Vilhena a escola militar. A escola militar é de ensino regular, mas com uma disciplina rígida, nos moldes das academias militares. Em Rondônia já temos exemplo de Porto Velho, com a escola Tiradentes e também fui informado que existe um trabalho para levar uma extensão da escola para Ji-Paraná. Seria um marco de grande importância para nossa cidade”, disse à época Suchi.
LEIA MAIS
Governo assina decreto que transforma escola Zilda da Frota Uchôa em Colégio Militar
ESCOLA MILITAR: Carlos Suchi visita Zilda Uchôa com secretário da educação do governo
Suchi intensifica campanha e promete lutar para instalar colégio militar em Vilhena
FONTE: VILHENA NOTÍCIAS