Estudantes de Vilhena participam de torneio de robótica no Amazonas

Tornei acontecerá nos dias 1 e 2 de dezembro em Manaus.

557

Um grupo de 13 alunos de 9 a 16 anos do ensino fundamental e médio do SESI e SENAI de Vilhena, irá participar do Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL) em Manaus – AM, que acontece nos dias 1 e 2 de dezembro. O tornei desta temporada tem como assunto a água, com o tema Hydro Dynamics.

Da região norte estão inscritas 25 equipes que irão concorrer a uma vaga para etapa nacional e em seguida a internacional com 80 países. Os alunos foram selecionados através de várias etapas que comtemplaram desenvolvimento de projeto, inúmeras apresentações para banca e psicólogo, designer de robô e várias provas desenvolvida na mesa de competição com robôs montados e programados para desenvolver provas que estão ligadas diretamente à água, tudo desenvolvidos pelos próprios alunos.

Segundo a coordenadora de educação do SESI e SENAI de Rondônia Aline Luciana, este ano os alunos participaram do torneio interno e agora enfrentam o desafio de representar o estado de Rondônia na região norte.

“Nós temos em nossa grade curricular a disciplina de oficinas tecnológicas que trabalhamos diretamente com a robótica um diferencial da rede SESI educação pois trabalhamos de forma interdisciplinar, raciocino lógico, cálculos matemáticos, interpretação, tudo através da lego com desenvolvimento de programação de robôs. Esse torneio é de estrema importância, com o objetivo de preparar os alunos para mundo tecnológico e suas inúmeras ferramentas que auxiliam no desenvolvimento interpessoal e multidisciplinar e ao mesmo tempo os cuidados com o futuro do nosso planeta”, apontou.

No torneio os alunos irão passar por três etapas, a primeira é apresentação do projeto de pesquisa. Este ano, os alunos irão apresentar dois projetos, o “Reuse” desenvolvido com a criação de uma formula química que aplicada na bacia do vaso sanitário inibi o cheiro e cor da urina sendo descartada a utilização da descarga em até três utilizações, com o objetivo de diminuir o uso da água tratada utilizada nas descargas e o outro é o Técno- Chaer, um aplicativo que desliga a vazão de água do chuveiro de qualquer lugar do mundo via internet, com apenas um clique ele informa aos pais quando o chuveiro foi ligado e quanto tempo permaneceu ligado.

A segunda etapa e o designer do Robô, onde será analisado tudo o que os alunos pensaram e realizaram em programação nos robôs para que atinjam a maior pontuação possível em uma mesa de provas ligadas aos cuidados com a água.

Por último a apresentação do Core Values, onde os alunos apresentam os desafios, dificuldades, conquistas e aprendizados da equipe no desenvolvimento das etapas que foram apresentadas, nessa etapa é analisado se de fato são uma equipe.

Os alunos estão acompanhados de dois professores técnicos, e tiveram a a colaboração dos pais e o auxílio do Departamento Regional do SESI SENAI IEL. “A metodologia do SESI é o Sociointeracionista onde é construído nos alunos um conhecimento que jamais será esquecido e a participação neste torneio só foi possível pela maravilhosa parceria entre família e escola. Serão dois dias de torneio e estamos na torcida por um ótimo resultado para as nacionais”, finalizou.

 

 

FONTE: Vilhena Notícias