Única representante do Cone Sul de Rondônia, Vilhena teve atuação marcante na 4ª Conferência Estadual dos Direitos Humanos – Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos, realizada nos dias 15 e 16 de novembro, no Rondon Palace, em Porto Velho.
Durante dois dias de debates, foram discutidos temas como enfrentamento das violações e retrocessos, democracia e participação popular, igualdade e justiça social, justiça climática e meio ambiente, além da proteção dos direitos humanos no contexto internacional e o fortalecimento da institucionalidade dos direitos humanos. As propostas elaboradas pelos grupos foram apresentadas e aprovadas em plenário, e agora seguem para discussão na etapa nacional.
Com uma delegação formada por 14 delegados eleitos, dois acompanhantes e dois convidados observadores, Vilhena conquistou mais um resultado expressivo: seis representantes do município foram eleitos para participar da Conferência Nacional, que acontecerá em dezembro, em Brasília.
Outro ponto de destaque é o fato de Vilhena ser a única cidade do estado com um Conselho Municipal de Direitos Humanos e da Cidadania legalmente instituído e em pleno funcionamento — um diferencial que reforça o compromisso do município com a promoção e a defesa dos direitos fundamentais.