Escolher uma corretora online
Uma corretora online não é mais que um intermediário de trading que o liga a si, o investidor, ao mercado financeiro. É um facilitador de transações. Ela receberá as suas ordens de compra e venda de ativos. Pode também seguir os vários mercados mundiais e, através das várias ferramentas de análise disponibilizadas, tomar as melhores decisões possíveis. A oferta é vasta mas gostaríamos de destacar a Deriv, a Degiro, a XTB e a Etoro pelas boas avaliações que possuem. O seu banco também lhe disponibiliza este serviço. Contudo, as corretoras online conseguem prestar o mesmo serviço com comissões mais baixas. Para se manter a par das melhores corretoras do mercado, nada melhor do que consultar o site da Binary Options, onde poderá ler vários artigos de avaliação sobre as diversas plataformas existentes como a Deriv, em https://www.binaryoptions.com/pt/broker/deriv/.
Defina o seu perfil de investidor
Já abriu uma conta numa corretora online? É então chegado o momento de compreender qual o seu perfil de investidor. Por norma, o registo online numa corretora é sempre acompanhado de um questionário introdutório com o objetivo de perceber a sua relação com o risco. O trading online, quando bem feito, pode ser a fonte de rendimentos extra que precisa. Contudo, como tudo na vida, quanto mais arriscado for o investimento, maior a possibilidade de perder dinheiro.
Vê-se como um day trader, alguém que lida bem com o stress das subidas e descidas dos valores das ações, e que está sempre pronto a vender e a comprar? Então talvez lidar com ativos de maior risco seja o melhor para si, pois não deixará a sua volatilidade afetar as suas decisões.
Também pode ser um investidor com um perfil mais conservador. Neste caso, o ideal seria trabalhar com investimentos de menor volatilidade como os ETF´s. As valorizações tendem a acontecer a um ritmo mais lento do que no mundo das ações mas, tendo menor risco, a probabilidade de rentabilizar o seu investimento aumenta.
Conheça o mercado
Estando registrado numa corretora e conhecendo o seu perfil de risco, é chegada a hora da primeira compra. Independentemente do ativo que queira comprar, o melhor que pode fazer por si é conhecer o mercado que lhe está associado. Quer investir numa ação associada a uma empresa tecnológica? A falta de chips no mercado global pode ser um mau sinal para a saúde da empresa, afetando o seu valor em bolsa. Quer investir numa farmacêutica? Como ainda vivemos numa pandemia global, existe a possibilidade de continuar a valorizar cada vez mais, pois trabalho não falta. No entanto, as coisas cada vez mais caminham para a normalidade. Pode não valorizar tanto assim ou mesmo perder algum valor. Estar a par das notícias mundiais pode ser a diferença entre ver os seus investimentos crescer ou desaparecer.
Invista só o que está disposto a perder
Por último, lembre-se de apenas investir dinheiro que não precise. Sendo um investimento de risco variável, a possibilidade de perder dinheiro é bem real. A utilização de dinheiro que não precisa irá tirar-lhe pressão de cima, algo que o levará a tomar melhores decisões na hora de comprar e vender.