
O prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês, conquistou na tarde desta terça-feira, em Brasília, a implantação do projeto “Brasil em Campo”, após reunião com o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, com apoio do deputado federal Coronel Chrisóstomo. O projeto prevê a construção de um grande complexo esportivo e comercial avaliado em R$ 1,2 milhão parte de iniciativa recente do Governo Federal no estímulo à prática esportiva e convívio comunitário.
“Essa é uma parceria da União com o município de Vilhena. Vamos disponibilizar a área, eles vão implementar a estrutura e durante os primeiros cinco anos tudo será administrado pela iniciativa privada. Depois o complexo vai passar para o poder público municipal, que poderá também realizar mais investimentos no local”, conta Japonês.
O prefeito recebeu a garantia de Lorenzoni em vídeo gravado pelo ministro em seu gabinete. Na gravação, Onyx explica detalhes do projeto. (Assista no vídeo abaixo.)
O PROJETO – Os municípios interessados devem fornecer os terrenos de 24 mil metros quadrados já terraplanados, cercados e iluminados. A construção da estrutura será feita com verbas de emendas parlamentares e será de responsabilidade do Ministério da Cidadania.
De acordo com o ministro, ao final dos primeiros cinco anos o Governo Federal fará a inspeção e análise. Se o equipamento estiver em perfeito estado de conservação, imediatamente, a União transferirá todo equipamento e gestão para o município.
A previsão de prazo para construção do Governo Federal é de cem dias do início da obra, à prestação de contas e inauguração. O complexo contará com campos de futebol de grama sintética com medidas oficiais, pista de atletismo, quadras poliesportivas, espaços para eventos, vestiários, área de administração, loja e lanchonete. Haverá marcação para o futebol de 5, quadra de bocha, sinalização tátil e vestiários adaptados. Placas fotovoltaicas serão usadas para a iluminação, enquanto cisternas garantirão o melhor aproveitamento da água da chuva.
Fonte: As informações são da Semcom/Vilhena