Nas reuniões, a equipe do GAECIV, coordenada pelo Promotor de Justiça Julian Imthon Farago, fez um resumo do que é o Banco de Dados do Cadastro Nacional de Desaparecidos, conhecido como SINALID, e destacou a importância do envolvimento de todas as instituições participarem do curso de capacitação para utilização do sistema.
O curso, com data a ser definida, será ministrado pela equipe do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos do Ministério Público (PLID), com a inclusão de servidores como usuários do sistema, habilitando-os a abastecer com informações atinentes a cada área de atuação, as quais poderão ajudar a solucionar os casos de desaparecimento de pessoas.
O Promotor de Justiça explicou que o PLID-Rondônia é um programa local alimentado com informações do banco de dados do Cadastro Nacional de Desaparecidos, que sistematiza e cruza informações provenientes de diversos órgãos e estados, ajudando na busca e localização de pessoas desaparecidas. Além disso, o programa visa fomentar políticas públicas junto aos órgãos que trabalham no enfrentamento do desaparecimento de pessoas, a fim de auxiliar na solução de casos de natureza policial ou social.
Fonte: MP/RO