A Central de Óbitos de Porto Velho (RO) confirmou a primeira morte causada pelo coronavírus no Estado. Trata-se de uma mulher de 66 anos com histórico de hipertensão arterial e diabetes. O óbito ocorreu na manhã deste domingo, 29 de março.
O documento que aponta a causa da morte foi assinado pela médica Delma Conceição Pereira das Neves, do Centro de Medicina Tropical de Rondônia – Cemetron, hospital referência no atendimento às doenças infectocontagiosas e tropicais, de Porto Velho. O diretor do Departamento de Posturas Urbanas e responsável pelo Cemitério municipal Santo Antônio, informou que sepultamento da idosa foi imediato e sem a realização de velório.
Segundo o Cemetron, a idosa constava na relação de 249 casos suspeitos de contaminação pelo Covid-19 registrados em Rondônia.
Sesau ainda não confirmou
Ainda que a morte por Covid-19 tenha sido atestada por uma médica do hospital, a edição de número 15, deste domingo, 29, do boletim diário sobre coronavírus em Rondônia, não confirma nenhuma morte por coronavírus no Estado.
Por meio de nota a A Sesau diz que trabalha o caso como suspeito. “Os exames estão sendo analisados pelo Lacen, por enquanto ainda não há confirmação. É preciso aguardar o exame para confirmar ou descartar. Lembrando que todos os resultados dos exames de Covid-19 ficam prontos entre 48 e 72 horas”, diz a nota.
Até a tarde deste domingo a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informaram que foram consolidados os seguintes resultados para Covid-19 em Rondônia:
Confirmados – 06
Descartados – 243
Óbitos – 0
Aguardando resultados – 249
A reportagem tenta contato com a Sesau e Avegisa.