A Sicoob Credisul é uma das principais patrocinadoras da equipe El3ver. A cooperativa entende que incentivar o aprendizado de jovens adolescentes faz parte dos princípios do cooperativismo, ainda mais quando esta atividade envolve pesquisa, criatividade e desafios.
Os alunos participarão em duas categorias, a FLL (FIRST LEGO League) e a FTC (FIRST Tech Challenge), com time de 6 alunos em cada. Na categoria FLL participam alunos de 9 a 16 anos, enquanto que na FTC alunos de 16 a 18 anos.
A classificação para o torneio nacional aconteceu na fase regional em Manaus, no Amazonas. De acordo com Silvio Vichroski, professor de robótica no SESI Vilhena e técnico da equipe Elev3r, o grupo ficou em 2º lugar entre as equipes de toda a região norte.
“É a segunda vez que a equipe consegue se classificar para o torneio nacional. Pela primeira vez, este ano vai acontecer a categoria FTC e, em razão do destaque da equipe, eles foram convidados para competir também nessa nova categoria”, disse o técnico.
Desafios do Espaço
O tema do torneio este ano é o Espaço. Silvio explicou que os alunos da FLL tiveram que pesquisar problemas que acontecem com os astronautas nas viagens espaciais de longa duração, selecionar um deles e criar uma solução. Os alunos da El3ver criaram então um traje especial para os astronautas.
Além desse projeto de pesquisa, os alunos construíram um robô de Lego e o programaram para realizar missões em uma mesa, sobre um tapete específico da temporada. A equipe tem direito a três rounds, de 2 minutos e 30 segundos cada, para execução de missões inspiradas no tema. Cada missão possui uma quantidade de pontos que no total somam 400.
Todas as equipes que vão para o torneio receberam o mesmo kit com as peças de Lego para a montagem do robô e da mesa. As missões simulam atividades de exploração em um planeta.
Categoria FTC
A nova categoria do torneio é mais avançada. Enquanto a FLL usa apenas Legos, nesta os alunos usam motores, correntes, ferro, porcas e parafusos. Como na outra categoria, também receberam um kit, mas totalmente desmontado e sem manual de instrução, para a montagem de um robô com garras.
“É como se o robô tivesse pousado num planeta e eles têm 2 minutos e 30 segundos para recolher várias amostras que estão no chão. Com um joystick, um aluno controla a direção do robô e o outro controla a garra que vai pegar os minerais, as amostras”, explicou Silvio.
Etapa Mundial
As melhores das duas categorias vão para a etapa mundial no Estados Unidos, representando o Brasil. Na categoria FLL o mundial acontecerá em Huston, no Texas. Já na categoria FTC, o mundial será em Detroit, no estado de Michigan.
Fonte: Aline Rayane de Mattos/Sicoob Credisul
Marketing e Comunicação