Criança que nasceu em 29 de fevereiro comemora aniversário pela ‘primeira vez’ em Caruaru

Elias Correia nasceu saudável em meio ao surto de microcefalia causado pelo vírus da zika em 2016. A mãe dele teve chikungunya no quinto mês da gestação.

1404

Há quatro anos, em 29 de fevereiro de 2016, um ano bissexto, a empresária Alexsandra Maria dos Santos estava bem preocupada com o nascimento do filho. É que ela teve que passar por um parto de emergência no oitavo mês de gestação. Alexsandra, que teve chikungunya aos cinco meses de gravidez, esperava Elias para o fim de março. Neste ano, o menino vai comemorar o aniversário pela primeira vez.

Elias Correia, que completa 4 anos neste 29 de fevereiro, nasceu saudável mesmo a mãe dele tendo entrado para a lista dos quase 2 milhões de casos de arboviroses registradas no Brasil em 2016. As três principais doenças transmitidas pelo Aedes aegypti provocaram 846 mortes naquele ano. Além disso, o vírus da zika, que é uma destas doenças, teve relação confirmada pelo Ministério da Saúde com a microcefalia registrada em bebês nascidos entre 2015 e 2016.

Devido ao alto número de arboviroses e de microcefalia relacionada ao vírus da zika registradas no Nordeste do país, Alexsandra, que mora em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, contou ao G1 que usou “muito repelente, calça longa e camisa de manga” durante a gravidez.

“Graças a Deus meu filho não teve sequelas [devido à doença que ela teve]. No entanto, ele teve uma uma parada cardíaca após o nascimento e foi direto para a UTI. Aconteceu um milagre, ele sobreviveu e com o tempo eu consegui me tranquilizar”, disse a mãe de Elias.

Fonte: Portal G1