Os cem mil testes de Coronavírus comprados pela Secretaria de Estado de Saúde (SESAU) de Rondônia por R$ 10 milhões, estão travados no aeroporto internacional de Guarulhos em São Paulo, aguardando receber o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os kits comprados da empresa Buyer BR estão parados na alfandega desde o dia 11 de maio. Pela compra, o governo pagou R$ 3.050.000,00 (adiantados).
Os kits foram enviados da China para o Brasil pela Hangzhou Realy Tech Co., Ltd, através da Level Importações. Os kits são regulamentados pela Anvisa, porém, para que sejam usados pelas autoridades de saúde eles precisam do registro do órgão. Ainda não há previsão para liberação do registro.
No termo de referência de dispensa de licitação da SESAU, para a compra dos kits, uma das especificações é o registro na Anvisa, que ainda não tem.
Ontem, quinta-feira, 14 de maio, o chefe da Casa Civil, Junior Gonçalves, disse que, “como já divulgado pela Sesau, as principais informações do processo, tais como, termo de referência, ordem de pagamento, justificativas, nota de empenho e homologação, constam no Portal Transparência: (www.transparencia.gov.br) seguindo todas as orientações, tanto do Tribunal de Contas do Estado (TCE) quanto da Controladoria Geral do Estado (CGE), garantindo assim a transparência dos atos públicos.