A Secretaria Municipal de Saúde de Vilhena (Semus) está estruturando a implantação de cinco novos pontos da Farmácia Básica em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A medida deve entrar em vigor nas próximas semanas e tem como objetivo ampliar o acesso gratuito a medicamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o setor de Assistência Farmacêutica da Atenção Primária à Saúde, os novos pontos de atendimento serão implantados nas UBSs Industrial; Carlos Mazala (Setor 19); Luis Valdez (Setor 12) e Vitalina Gentil (bairro São José), a partir da reinauguração. Na área rural, a UBS de Nova Conquista também passará a ofertar os serviços.
Atualmente, o município já conta com duas unidades da Farmácia Básica em funcionamento, localizadas nas UBSs Liro Hoesel (Cristo Rei) e Leonardo Alves, que atendem a população de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Wagner Borges, a meta da pasta é garantir que todas as UBSs do município contem com farmácias completas até o início de 2026. “Queremos descentralizar o serviço e facilitar o acesso da população aos medicamentos essenciais, especialmente nas regiões mais afastadas”, afirmou o secretário.
A implantação dos novos pontos foi discutida em reunião realizada na última terça-feira, 14, com a equipe da Semus. Em breve, a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) divulgará os dias e horários de atendimento por meio dos canais oficiais da Prefeitura.