
Após a saída de Cuba do Mais Médicos, a cidade de Vilhena recebeu nesta terça-feira (27), o 1° médico brasileiro contratado para a nova etapa do programa na cidade. Cliver Araújo dos Reis morava em Santa Catarina e foi contratado através do novo edital do Ministério da Saúde, aberto neste mês de novembro para ocupar as vagas dos cubanos.
Durante a manhã, o novo médico se apresentou na Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e assinou os documentos que garantem a participação dele no Mais Médicos.
Em entrevista à Rede Amazônica, Cliver contou que se formou há dois anos na Bolívia e fez a revalidação do diploma no Brasil. Ele escolheu trabalhar em Vilhena para trabalhar perto da família.
“Depois que me formei o mercado para médicos estava difícil em Rondônia, há dois anos. Aí fui para Santa Catarina. Sempre pesou ficar longe da família e agora decidi voltar, com a abertura das vagas no Mais Médico”, afirma.
Segundo o médico, ele já está arrumando a mudança e, provavelmente, até o final de semana deve começar a trabalhar na atenção básica de saúde em Vilhena.
- Leia também
100% das vagas deixadas por médicos cubanos já foram preenchidas em Vilhena, diz prefeitura
Médicos em Vilhena
Segundo o Ministério da Saúde, para Vilhena foram ofertadas nove vagas. A seleção de novos médicos continua e os outros oito profissionais devem se apresentar na cidade nos próximos dias.
Além de Vilhena, as cidades de Cone Sul como Cabixi, Chupinguaia, Corumbiara e Cerejeiras também devem receber novos profissionais.
O salário para quem for escolhido é de R$ 11.800. Podem se candidatar às vagas os médicos brasileiros com CRM brasileiro ou com diploma revalidado.
As inscrições vão até o dia 7 de dezembro pelo site http://maismedicos.gov.br/, que chegou a apresentar instabilidade nos primeiros dias de abertura para cadastramento.
Fonte: G1