Videocast “Moda e Cultura” é lançado em Vilhena e já está disponível online

Confira o videocast que une moda, cultura e identidade em Rondônia, com acessibilidade em Libras.

68

Foi lançado no último sábado, 19 de julho, no auditório da Biblioteca Paulo Freire, no campus da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em Vilhena (RO), o videocast “Moda e Cultura: Um Diálogo em Rondônia”, que já está disponível gratuitamente no YouTube. O público pode assistir ao vídeo, com cinco minutos de duração e acessibilidade em Libras, pelo link: https://youtu.be/8kWxQK4tz9A?si=XI5XjkhbncPRlOL4.

A produção reúne entrevistas com profissionais da moda e da cultura e propõe uma reflexão sobre a moda como expressão identitária e cultural, com foco especial na cidade de Vilhena. O videocast destaca como a moda dialoga com a história, os saberes locais e a diversidade da população rondoniense.

O evento de lançamento contou com a presença de membros da comunidade surda de Vilhena, e toda a programação foi acessível em Libras, reforçando o compromisso com a inclusão e a participação plena de todos os públicos.
Para Nívea Louize, coordenadora do projeto, a acessibilidade é um princípio fundamental. “Moda é mais do que consumo, é linguagem, é história, é cultura. Nosso objetivo foi criar um espaço de escuta, visibilidade e valorização daquilo que somos”, afirmou.

Durante o evento, o público também participou de uma roda de conversa com convidados da área e representantes da cena cultural vilhenense. A atividade promoveu uma rica troca de experiências, reflexões sobre identidade regional e o fortalecimento das redes criativas locais. Ao final, um coffee break celebrou o encontro.

O videocast foi contemplado no Edital nº 1/2024/SEJUCEL-SIEC – LPG – Audiovisual – Bolsas para Artes em Vídeo, com recursos da Lei Paulo Gustavo, reafirmando o compromisso com a democratização do acesso à cultura e o fomento à produção audiovisual em Rondônia.

Assista agora acessando o seguinte link:
https://youtu.be/8kWxQK4tz9A?si=XI5XjkhbncPRlOL4