A Polícia Federal (PF) de Vilhena vai usar drones para auxiliar os policiais no combate a crimes eleitorais como boca de urna e transporte de eleitores, nas ações de fiscalização no dia do 1º turno, 15 de novembro. As informações foram divulgadas na manhã desta terça-feira (27). Segundo a Polícia Federal, a utilização dessa ferramenta faz parte do plano nacional estratégico de uso de novas tecnologias para o combate e prevenção de ações criminosas. (Veja vídeo simulação abaixo.)
De acordo com a PF, mais de 100 drones serão utilizados para sobrevoar principais zonas eleitorais do país para fiscalizar e combater crimes eleitorais. A polícia explicou através de nota que os drones têm câmeras que podem realizar zoom para identificar suspeitos, placas de carros, entregas de santinhos e compras de votos.
As imagens capturadas serão transmitidas a uma equipe da PF que estará preparada para monitorar todas a eleição em todo território nacional, determinando a adoção as medidas cabíveis diante de atividades suspeitas, informou o órgão.
O primeiro turno das eleições municipais está marcado para 15 de novembro. O segundo turno, onde houver, ocorrerá em 29 de novembro. O horário de votação será sempre das 7h às 17h, no horário local.
Fonte: Da Redação com Assessoria de Comunicação da PF