
Começa nesta quarta-feira (10), em Vilhena, a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta primeira fase, serão priorizadas crianças com idade entre 1 e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, de acordo com o Ministério da Saúde, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.
A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose, incluindo trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com morbidades e outras condições clínicas especiais, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.
De acordo com a coordenação do Setor de Imunização do Município, Vilhena tem como meta aplicar 20.510 doses da vacina. O “Dia D” da vacinação é 4 de maio. A escolha dos grupos segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Campanha é a nível de país e segue até 31 de maio.
Onde vacinar
- Posto de Saúde Carlos Roberto Mazala (Setor 19)
- Posto de Saúde Lírio Hoesel (Cristo Rei)
- Posto de Saúde Leonardo (Alto Alegre)
- Posto de Saúde Industrial (Setor Industrial)
- Posto de Saúde Afonso Mansur (Jardim Eldorado)
- Posto de Saúde Vitalina Gentil (São José)
Sintomas e prevenção
A orientação da pasta é que indivíduos que apresentem sintomas de gripe evitem sair de casa durante o período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas), restrinjam o ambiente de trabalho para evitar disseminação, evitem aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados, e adotem hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
Para prevenir a doença, o ministério recomenda medidas gerais de proteção, como a constante lavagem das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, e a adoção da etiqueta respiratória, que consiste em espirrar na parte de dentro dos cotovelos e cobrir a boca ao tossir, visando à redução do risco de infecção pelo vírus.
Outra dica importante é não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas. É importante ficar alerta a sinais e sintomas de gravidade para, nesses casos, buscar imediatamente avaliação em uma unidade de saúde.
Fonte: com informações da Agência Brasil