De acordo com a coordenadora, Aline Aranha, o objetivo é facilitar o acesso à vacinação para pais e responsáveis que não conseguem levar seus filhos às unidades de saúde durante a semana, ampliando a cobertura vacinal infantil e adolescente, além de possibilitar a atualização da caderneta de toda a família. Para participar da ação, é necessário levar Cartão do SUS, documento oficial com foto e a caderneta de vacinação.
Esta ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação nas Escolas, que a Prefeitura de Vilhena, por meio da Semus, iniciou em abril para reforçar a imunização de crianças e adolescentes menores de 15 anos e aumentar a cobertura vacinal no município.
Durante a campanha, equipes do Setor de Imunização visitam escolas das redes municipal, estadual e particular para conferir as cadernetas de vacinação dos alunos. Caso seja necessária a atualização, as vacinas são aplicadas mediante autorização prévia dos pais ou responsáveis.
As doses aplicadas seguem o Calendário Nacional de Vacinação, com destaque para imunização contra febre amarela, tríplice viral, DTP, meningocócica ACWY, HPV4 e dengue, conforme recomendação para o município.