TCE usa Inteligência Artificial para ampliar fiscalizações no interior de Rondônia

1900

O uso da Inteligência Artificial (IA) permite ao Tribunal de Contas (TCE-RO) expandir o trabalho de fiscalização para o interior do Estado de Rondônia. Nessa nova força-tarefa, a proposta é a melhoria do serviço público de saúde prestado à população.

Toda a programação detalhada da ação foi repassada, na quinta-feira (11/4), aos 20 profissionais que integrarão as equipes do Tribunal de Contas nas auditorias em 12 municípios de Rondônia.

Assim como nas fiscalizações efetivadas, recentemente, em UPAs e hospitais de Porto Velho, a ideia é proporcionar melhorias à população, de forma colaborativa e por meio do diálogo com os gestores dos municípios, dentro da premissa de “cooperar para evitar punir”.

“Agindo dessa forma, o Tribunal de Contas mostra que tem, verdadeiramente, em seus quadros agentes vocacionados para promover a transformação da realidade social, identificando oportunidades de melhoria e impactando na vida daquele que contribui e precisa ser assistido com uma saúde de qualidade”, disse o presidente do TCE, Wilber Coimbra.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

De acordo com a área de fiscalização do Tribunal de Contas, o uso da inteligência artificial, especialmente na fase de planejamento das auditorias, trouxe benefícios, como segurança, assertividade e, principalmente, agilidade para o processo de auditoria.

Desse modo, os auditores, após o trabalho presencial de fiscalização que será executado nos municípios, já trarão, de modo consolidado, todas as situações e problemas encontrados. Esse relatório já será, de imediato, encaminhado ao relator das contas, para as determinações necessárias às melhorias em cada município.

“É uma ação realizada, sempre, em diálogo e cooperação com os gestores. O propósito é que tenhamos, de fato, uma prestação do serviço público de qualidade para nossa população”, disse o presidente Wilber Coimbra.

Nas inspeções serão vistoriados, nas unidades de saúde, a disponibilização de profissionais de saúde; o armazenamento e fornecimento adequado de medicamentos; a oferta de exames conforme as necessidades emergenciais; e a qualidade do atendimento prestado pelos profissionais de saúde.

As fiscalizações do Tribunal serão permanentes e ocorrerão em todo o estado.

O Tribunal de Contas está em Ação para levar mais Cidadania. O TCE tem um único propósito: melhorar a qualidade de vida do cidadão por meio do Controle Externo qualificado.