A Secretaria de Assistência Social (Semas) realiza cadastramento de famílias de baixa renda para terem desconto na conta de luz, em Vilhena. Conforme a Secretaria, três mil famílias já recebem a tarifa social. Contudo, acredita-se que mais pessoas tenham esse direito na cidade.
Os descontos na conta de luz variam de 10% a 65%, conforme o consumo de kilowatts/hora (kWh) ao mês. Para terem acesso, as famílias precisam ter renda per capita de até meio salário mínimo por pessoa e serem inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Também é necessário que a conta esteja no nome do responsável pela residência.
Os cadastros são realizados no setor do Bolsa Família, que fica dentro da Semas. Os interessados devem apresentar comprovante de endereço, RG, CPF, título de eleitor e carteira de trabalho. Caso seja beneficiário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é necessário que o morador apresente o último extrato e declaração de renda.
Já dos menores de 18 anos, é necessário levar certidão de nascimento, RG, CPF e declaração escolar. Após realizar o cadastro, o morador receberá a folha resumo, documento que deve ser entregue à Energisa, para ganhar o desconto.
Fonte: G1