A 5 dias de completar dois meses de salários atrasados, motoristas dos ônibus de transporte escolar da empresa Vilhena Serviços Comércio e Transporte, no município de Vilhena, decidiram cruzar os braços e paralisaram as atividades na quarta-feira (19), deixando centenas de alunos, da área rural no município, sem condições de ir à aula. A paralisação chega hoje ao segundo dia com 100% de adesão dos motoristas.
O Vilhena Notícias conversou com alguns dos profissionais que confirmam a decisão pela greve até que os salários sejam pagos. Eles afirmam ainda que os únicos ônibus escolares circulando na cidade são os que fazem o transporte dos atletas que participam do JIR – Jogos Intermunicipais de Rondônia – e ressaltam que os motoristas do JIR foram contratados por diária pela prefeitura.
Na manhã desta quinta-feira (20), no pátio da empresa, motoristas se aglomeraram à espera de uma resposta. A eles, o diretor da companhia alega que a prefeitura não fez o repasse mensal respectivo ao contrato de prestação de serviços e, sem dinheiro em caixa, não consegue pagar os salários. O suposto atraso no repasse seria apenas um dos problemas, no último dia 10 de setembro a prefeitura anunciou a rescisão de contrato de prestação de serviços de três rotas feitas pela Vilhena Transporte: Linhas 135 e Gripa 140, além do Setor Pioneiro. Nestas localidades os alunos já estão sem ir à escola há quase duas semanas aguardando que uma nova empresa de ônibus assuma o transporte dos estudantes.
Sobre o cancelamento do contrato, a Semed explicou que a empresa “não conseguiu assegurar a prestação de serviço conforme os padrões exigidos”, e a anulação de contrato “foi necessária para solucionar um problema que se arrastava há anos e que colocava a segurança das crianças em risco”.
Outras duas empresas prestam serviço de transporte escolar para a prefeitura: Biasi turismo Eireli – ME (atende 7 Linhas) e Paulo Sérgio Macedo e CIA LTDA (atende 7 Linhas). A reportagem tenta contato com as empresas para confirmar se há atrasado de repassasse por parte da prefeitura.
O que diz a prefeitura
À reportagem do Vilhena Notícias a assessoria do prefeito Eduardo Japonês (PV) disse que irá se manifestar através de nota. O site aguarda o posicionamento.