SEM LEITOS: Porto Velho retorna para a fase 1 e comércio fecha novamente

De acordo com o procurador do Estado, Juraci Jorge, o Governo vem cumprindo o decreto estipulado nas quatro fases

3708

A capital de Rondônia irá retroagir a partir desta terça-feira (30) para a fase 1 do plano de contenção à epidemia de COVID-19 no Estado e mais uma vez comerciantes enquadrados como não essenciais terão que reduzir suas atividades para serviços delivery.

Essa medida foi anunciada durante a audiência de instrução promovida pelo Poder Judiciário entre representantes públicos competentes pela cidade para definir sobre a situação de Porto Velho, que já conta com um aumento de 16% nas mortes registradas no período de março a junho em comparação ao ano passado.

De acordo com o procurador do Estado, Juraci Jorge, o Governo vem cumprindo o decreto estipulado nas quatro fases de acordo com o numero de leitos médicos que não podem ultrapassar os 80% de ocupação, sendo que a análise do relatório será feita com base nos dados repassados pela AGEVISA no final desta tarde.

Porto Velho já está com mais de 80% de ocupação em seus leitos de UTI há alguns dias, no boletim publicado pela AGEVISA neste último domingo (28) o município já contava com 12.406 infectados e 344 óbitos.

Segundo o secretário de Finanças, Luiz Fernando Pereira, a publicação do novo decreto retornando a macrorregião de Porto Velho e Candeias do Jamari valerá por mais 14 dias, ou seja, entre os dias 30 de junho à 13 de julho.

Com isso o shopping , restaurantes e diversos estabelecimentos que estavam atendendo ao público terão que fechar novamente para seguir a fase 1 que consiste em um distanciamento social ampliado sendo permitida a movimentação dos cidadãos somente para a realização de compras ou trabalho.

O comércio aberto apenas para serviços essenciais, visitas às unidades prisionais, asilos e hospitais são suspensas. Home Office para servidores e trabalhadores em geral, proibição de reuniões e aglomerações com mais de 5 pessoas.

Apenas funcionam na primeira fase atacadistas, autopeças e serviços de manutenção, açougues, clínicas de atendimento na área da saúde, laboratórios de análises clínicas, consultórios veterinários e pet shops, distribuidoras, farmácias, indústrias, serviços bancários, obras e serviços de engenharia (atividades essenciais), oficinas mecânicas, borracharias e lava-jatos, postos de combustíveis, restaurantes e lanchonetes apenas entregas e retiradas no local, serviços funerários e supermercados.

 

 

FONTE: RONDÔNIA AO VIVO