Secretária de Educação visita o Vilhena Notícias e responde dúvidas sobre o retorno às aulas presenciais

O retorno às aulas está previsto para o próximo mês, segundo a secretária, todos os servidores já terão recebido a segunda dose da vacina contra covid

2080

Em visita à redação do Vilhena Notícias, a secretária municipal de Educação, Amanda Areval, esclareceu algumas dúvidas que pais e responsáveis estão tendo com frequência em relação ao retorno às aulas municipais, prevista para (27/09). Segundo a secretária de educação, há um Plano Pedagógico que está sendo construído de forma coletiva com todos os servidores da educação para que ele seja afetivo a todos os servidores, todos estão sendo ouvidos em reuniões para decidirem as medidas, ele é voltado aos detalhes que o Plano de Retorno às Aulas não prevê com precisão. 

O Plano de Retorno às Aulas, está pronto e nele está todas as orientações gerais de acolhimento e segurança aos profissionais e alunos, acesse aqui e leia. 

O que prevê o Plano Pedagógico? O Plano é para organizar os detalhes, diferente do Plano de Retorno às Aulas que já prevê o funcionamento geral e a definição de protocolos sanitários. O Plano Pedagógico vai orientar como será o funcionamento do transporte escolar, setor de alimentação e o atendimento ao aluno no momento em que retornar. No protocolo do Plano, há orientação aos profissionais do transporte e as responsáveis pelo refeitório, como o aluno será transportado com segurança, o momento da alimentação, os cuidados, esses detalhes que estão sendo ainda debatido entre todos os servidores. 

Como funcionará o retorno dos alunos às escolas? Será de forma escalonada, o tamanho da sala será o parâmetro para o quantitativo de alunos dentro da classe. A distância indicada de distanciamento dentro das salas é de 1,5m.  As crianças que estiverem em sala receberam atendimento presencial, e aquelas que não estiverem, serão atendidas de forma remota, as aulas não serão transmitidas ao vivo, e sim atividades  serão enviadas a esses alunos, para que o professor não se sobrecarregue.

Os servidores estarão todos vacinados até a data prevista de retorno (27/09)? Todos os servidores já tomaram a primeira dose, e até a primeira semana de setembro todos recebem a segunda dose, após isso, ainda haverá o prazo de 15 dias indicado para a imunização e após todos esses procedimentos, as aulas retornaram. 

A carga horária permanecerá sendo quatro horas diárias? Ainda não decidimos, como o Plano Pedagógico ainda está em construção, detalhes como esse e outros ainda não foram concluídos. Porém estamos decidindo da melhor forma, para que o professor não fique sobrecarregado, pois ele atenderá o aluno presencialmente e ainda aquele que continuar optando pelo ensino retomo. 

Os pais e responsáveis que optarem por não enviar o aluno à escola, se responsabilizará pela decisão? Sim, o pai ou responsável terá que assinar um termo de responsabilidade em que se responsabiliza em acompanhar o aluno e auxiliar nas atividades, porém se o médico autorizar o pai pode liberar o aluno a frequentar a escola. 

A higienização no setor da alimentação, os alunos vão compartilhar o mesmo talher, copo, qual a medida de prevenção nesse caso? Todos os talheres, pratos foram trocados por vidros por conta da higienização, a merenda será levada até as crianças nas salas e as merendeiras receberam todas orientações para esse momento. 

Qual orientação está sendo dada aos pais e responsáveis de crianças com comorbidades? Há todo cuidado com esse grupo, a orientação é que eles não estejam no mesmo ambiente que as demais, para que não fiquem expostas porém, se houver uma autorização médica que indique que não há riscos de agravamento para aquela criança, ela poderá retornar tranquilamente.

 

O município neste momento de retorno, vai estar monitorando e há medidas caso os casos de contaminação aumentem entre alunos e professores? Estaremos monitorando, o comitê criou o SIMED, que é um sistema de monitoramento de contágio do município, caso haja casos suspeitos e casos confirmados em casa escola, fica por responsabilidade da escola a notificação desses casos para que haja uma atualização no sistema, e de acordo com o sistema teremos um parâmetro de casos suspeitos, confirmação e recuperados, e a partir desses dados medidas serão tomadas. Outro parâmetro são os boletins de Vilhena, os números servem como alerta. 

Caso aconteça de um aluno se contaminar, qual medida será tomada pela escola para a segurança dos demais? Toda a turma entra em quarentena para segurança de todos. 

O Plano Pedagógico que visa o atendimento aos alunos está em construção entre os servidores e assim que for concluído será divulgado à população.