A redação do VILHENA NOTÍCIAS procurou a assessoria da Secretária Municipal de Saúde (Semus) para esclarecer sobre o caso ocorrido nesta sexta-feira (28) de uma criança que teria sofrido um desmaio após receber a dose da vacina contra Covid-19, em Vilhena. Com isso, foi encaminhado a seguinte nota.
“A Coordenação de Imunização explica que nenhum componente da vacina pode causar desmaio e, portanto, está descartada a hipótese de que o imunizante tenha sido a causa do desmaio 20 minutos após a vacinação, conforme relatado.
A criança está hoje na UPA, em leito comum. apenas em observação e está bem. Como não foi identificado nada que justifique o desmaio a princípio, o médico solicitou mais exames e a criança fica sob observação enquanto isso.
O Setor de Imunização destaca que desmaios antes, durante ou logo após a vacinação são comuns em campanhas de vacinação de todos os tipos, inclusive em adultos. Isso pode estar relacionado a vários fatores no momento e local do desmaio, como calor intenso, falta de alimentação no momento, hiperventilação, ansiedade, trauma de atendimentos médicos, pressão baixa, entre outros.”