O Vilhena Notícias reuniu esta semana duas das candidatas ao cargo de vereadora em Vilhena. A ideia principal do encontro era, não só ouvir histórias de vida de pessoas de idades tão distintas, mas também, saber oque elas pretendem fazer, caso cheguem à Casa de Leis vilhenense.
Apesar de não se conhecerem, a afinidade entre Ilda Soares Maciel (81) e Paloma Indianara Lima do Amaral (23), trouxe emoções para as duas.
Com seus 81 anos de idade (82 em janeiro), Ilda Soares, nasceu em Bauru-SP, é aposentada, mãe de 3 filhos, 7 netos e 1 bisneto. Trabalhou por 30 anos como cozinheira na Escola Marechal Rondon e desde 2001 é filiada ao DEM. Hoje, a “senhorinha” tem como principal atividade, cuidar de seu quintal. “Carpir e cuidar das minhas plantas é uma terapia para mim”, disse Dona Ilda.
Nascida em Vilhena, Paloma, que fez 23 anos no último dia 3 de outubro, é estudante de pedagogia na Unir e tem um loja on-line, onde vende roupas, bolsas e calçados. A moça mora com a mãe e uma irmã mais nova. Ela conta que, mesmo com pouca idade, gosta de política, lê sobre as mudanças do país e o incentivo dos amigos fez com que colocasse seu nome na lista dos candidatos. “Os jovens estão mais interessados em política de alguns anos para cá e faço parte desse grupo que quer trazer garra para a Câmara”, disse ela.
Dona Ilda chegou em Vilhena no final dos anos 70 e em 1983, entrou para o quadro de funcionários do Estado. “Naquela época a gente mandava uma carta para Porto Velho e eles respondiam se estávamos aptos ao trabalho”, contou. De 83 a 2013, a candidata foi cozinheira em uma das mais populosas escolas do município de Vilhena, o Marechal Rondon. Ela se aposentou por tempo de serviço prestado. “Passei da juventude à idade mais avançada cuidando de gente. Se eu pudesse ainda estava trabalhando lá, mas eles não deixam. Agora, como vereadora o que eu puder fazer pelas famílias de Vilhena na Câmara eu irei fazer”, comentou.
Hoje dona Ilda mora com o filho, ainda na mesma casa que construiu quando chegou em Vilhena.
Como pedagoga em formação, Paloma pensa em focar sua gestão, caso seja eleita, em melhorias na educação para crianças em Vilhena. “Eles são nosso futuro e tenho visto pouco interesse em conscientizar suas mentes. Crianças de bairros como o União, precisam de mais atenção das autoridades, mais cuidado”, declara. Outros pontos de ação da moça são; Criação da Guarda Municipal, transporte público de qualidade e lazer para os jovens.
Essa é a primeira vez das duas na briga por uma vaga na Câmara.
A mensagem
De Paloma para Ilda: “Uma cozinheira também é uma educadora. Vejo um espelho na senhora. Exemplo de luta! Admiro sua coragem que, ainda nessa idade, tem forças para lutar e vontade de mudança. Só posso desejar toda felicidade do mundo para a senhora e parabéns”.
De Dona Ilda para Paloma: “Que continue nos seus estudos, seja honesta com todas as pessoas. Os bons frutos virão, pode acreditar. Vá em frente nos seus sonhos, sua vida começou há muito pouco tempo. Desejo boa sorte nessa sua primeira grande luta”.