Reunião que pode definir futuro do aeroporto de Vilhena acontece nesta sexta, 11

Tema da reunião será a reestruturação do aeroporto

2566
Foto: Renato Spagnol

Nesta sexta-feira, 11 de setembro, será realizada uma reunião por videoconferência entre procuradores da República do Ministério Público Federal (MPF), representantes da empresa Azul Linhas Aéreas, da Agência Nacional de Aviação (Anac), da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), do Departamento de Estradas e Rodagens do Estado de Rondônia (DER) e dos poderes Executivo e Legislativo do município, além do Sicoob Sul, que pode definir o futuro do aeroporto Brigadeiro Camarão, de Vilhena, responsável por um dos principais terminais de passageiros de Rondônia.

A reunião terá como tema a reestruturação do aeroporto. Em março deste ano a companhia aérea Azul, única a operar com voos comerciais na cidade, suspendeu as operações no Brigadeiro Camarão por falta de estrutura aeroportuária.

Em junho, o MPF enviou ofício à companhia aérea Azul, ao DER, à SAC do Ministério da Infraestrutura e à Anac pedindo esclarecimentos sobre as medidas que pretendiam adotar para evitar o cancelamento dos voos no aeroporto.

Outra solicitação feita pelo MPF foi para saber da Azul informações sobre as tratativas realizadas com a administração do aeroporto e quais medidas alternativas seriam disponibilizadas pela companhia aérea para atender as pessoas que necessitam se deslocar dentro e fora do Cone Sul do estado.

Em agosto, o Sicoob Credisul e alguns proprietários de hangares no Aeroporto Brigadeiro Camarão anunciaram a contratação de uma empresa especializada para produzir o projeto de balizamento noturno e resolver definitivamente o antigo problema do aeroporto da cidade, de não poder realizar voos à noite. O investimento, na ordem de R$ 55 mil, será custeado pela cooperativa de crédito, porém, a execução do projeto ficará a cargo do DER.

A cooperativa também quer custear, junto com alguns proprietários dos hangares, um segundo projeto no valor de R$ 90 mil que prevê a iluminação e alargamento do pátio de manobra, instalação do sistema indicador de percurso de aproximação de precisão (PAPI), troca do farol rotativo e biruta iluminada.

Fonte: Com informações do MPF