Na manhã desta quinta-feira (21) entrou em votação na Câmara dos Vereadores de Vilhena o Projeto de Lei 6.222/2021 que destina R$ 1,3 milhão para a decoração natalina de Vilhena, entre argumentos contrários e favoráveis ao projeto da parte dos parlamentares, o projeto foi reprovado com seis votos contra e quatro a favor.
Desde a última sessão ordinária que ocorreu na terça-feira (19) os vereadores levantaram a discussão sobre verdadeira necessidade da instalação da iluminação natalina no atual momento da cidade, argumentos favoráveis a decoração como o do vereador Samir Ali (PODEMOS) diz, “ temos que pensar que esse investimento vai trazer a população do Cone Sul para prestigiar nosso comércio, ver nossa cidade, irá formatar o comércio de Vilhena”. Já posicionamentos contrários como o da vereadora Professora Vivian (PP) dizem que, a cidade tem prioridades, a saúde, principalmente a da mulher é a principal nesse momento.
“Há quanto tempo estamos pedindo um aparelho mamógrafo para cidade, esse valor daria para comprar cinco aparelhos de mamografia e começamos a salvar vidas, o interesse é a parte financeira, mas vamos ajudar a salvar vidas primeiro, se fosse trocar esse valor por consulta, seriam 4.600 consultas na rede pública, a cidade está precária na questão do mamógrafo, não podemos pensar apenas no comércio, se as vidas não estão sendo preservadas”, declara vereadora professora Vivian em seu posicionamento contrário ao projeto.
Além da saúde, a preocupação com as enchentes nas avenidas de Vilhena, causadas pela chuva neste período, foi usada como exemplo de uma das prioridades, segundo Pagani (PSDB) “não adianta ter decoração natalina se para acessar os comércios precisa de um barco, as enchentes prejudicam o comércio”.
A redação do VILHENA NOTÍCIAS entrou em contato com a assessoria da Prefeitura e em nota foi dito:
“Todas as áreas citadas na sessão como deficitárias e que merecem mais atenção que a decoração, já têm recursos destinados ou licitações em andamento. Portanto, não há prejuízo nenhum para Saúde, Infraestrutura ou qualquer outra área em se investir no lazer, entretenimento, urbanismo, turismo e comércio na cidade”.
Diante da votação desta manhã, o projeto foi rejeitado e Vilhena não terá decoração de Natal.
Veja quais vereadores votaram a favor e contra o projeto:
Samir Ali (PODEMOS) Favorável
Wilson Tabalipa (PV): Favorável
Sargento Damassa (PROS): Contra
Dhonatan Pagani (PSDB): Contra
Professora Vivian (PP): Contra
Zezinho da Diságua (PSD): Contra
Zeca da Discolandia (PSD): Contra
Pedrinho Sanches (AVANTE): Contra
Zé Duda (PSB): Favorável
Ademir Alves (DEM): Favorável
Estavam ausentes as vereadoras Clérida Alves (Avante) e Nica do Cabo João (PSC), que viajaram a Porto Velho.