Fechado desde 2021 por não apresentar condições adequadas de funcionamento, o prédio da unidade passou por uma ampla reforma e ampliação. Após a obra, a UBS Vitalina se tornará a maior unidade básica de saúde de Vilhena, com 697 metros quadrados de estrutura física, quase o dobro do tamanho anterior.
O investimento na reforma é de R$ 1,7 milhão, viabilizado por meio de convênio com a Faculdade Uninassau, parceira da gestão municipal na revitalização da rede de atenção básica.
O novo espaço contará com nove salas de atendimento, sendo sete consultórios, além de um auditório moderno, projetado para ações educativas e reuniões de equipe. Também farão parte da estrutura uma nova área de esterilização, sala de observação médica, consultório odontológico, consultório ginecológico e farmácia básica.
Durante o período de interdição da UBS, os atendimentos foram temporariamente remanejados para a Policlínica João Luís da Silva, no Centro da cidade. Com a reinauguração, os serviços voltam a ser oferecidos no bairro São José, garantindo mais conforto e acesso aos usuários da rede pública de saúde.