Promotor fala sobre operação que apreendeu medicamentos no gabinete do secretário de Saúde de Colorado do Oeste

3678
Foto – Conesul Acontece

Uma operação deflagrada esta manhã de quarta-feira (12), na prefeitura municipal de Colorado do Oeste, levou à apreensão de medicamentos e insumos em decorrência de irregularidades no armazenamento e distribuição. A operação conjunta entre o Ministério Público de Rondônia (MP-RO), Polícia Civil, Força Tática da Polícia Militar e o Judiciário de Colorado, teve como alvo a Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA. Documentos também foram apreendidos.

Promotor de Justiça Thiago Gontijo Ferreira

Em entrevista concedida ao repórter Tiago Vieira, do Conesul Acontece, o Promotor de Justiça Thiago Gontijo Ferreira, que coordenou a ação, disse que a operação consistiu no cumprimento de mandados de busca e apreensão na secretaria de Saúde e outros setores da prefeitura. “A intenção de buscar medicamentos e insumos que estavam acondicionados indevidamente, sem a responsabilidade de farmacêutico, vistoriado por órgão responsável, como Vigilância Sanitária e Conselho de Farmácia, bem como um profissional de farmácia, que repassa ao paciente, não podendo ser manipulado por qualquer pessoa. A denúncia relata que a medicação ficava armazenada no gabinete do secretário de Saúde Gilmar Vedovotto, sem a presença do farmacêutico”, declarou Ferreira.

O material apreendido foi levado para o hospital municipal para que seja controlado por profissionais. O promotor também explicou que “as investigações irão continuar, para que seja apurado o porquê de os insumos estarem armazenados no gabinete do secretário de Saúde. Na operação não foram cumpridos mandados de prisão contra servidores.

O que diz o prefeito

Ribamar Araujo, prefeito do município, declarou à imprensa que não estava na prefeitura no momento da ação.

 

Fonte: Com informações do Conesul acontece